MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Túmulos de Chico Xavier e Grande Otelo estão entre os mais visitados

 

Orações são feitas também para quem morreu impunemente.
Combate à dengue foi feito em cemitérios de Divinópolis e Ituiutaba.

Do G1 Triângulo Mineiro
Túmulo do ator Grande Otelo é um dos mais procurados em Uberlândia (Foto: Reprodução TV Integração)Túmulo de Grande Otelo é um dos mais procurados
em Uberlândia (Foto:Reprodução TV Integração)
Em todo o país esta quarta-feira (02) é dia de homenagear os mortos. No estado de Minas Gerais, as regiões do Triângulo Mineiro, Centro-Oeste e Alto Paranaíba celebraram com missas e levaram flores e velas para os túmulos de entes queridos. Mas tradicionalmente, todos os anos alguns túmulos são mais movimentados que outros.
Em Uberlândia, por exemplo, todos os anos os jazigos onde está o ator Grande Otelo e “João Relojoeiro” são os mais visitados. Já em Uberaba, Chico Xavier é quem recebe a maior atenção. Já em municípios como Divinópolis e Ituiutaba, o trabalho contra a dengue foi feito para aproveitar a presença da população.
O movimento nos dois cemitérios de Uberlândia, São Pedro e Bom Pastor, começou por volta das 6 horas de hoje, com a abertura dos portões. A expectativa é que até o fim do dia cerca de 100 mil pessoas visitem os dois locais. No cemitério São Pedro, o mais antigo da cidade e que tem 6.200 sepulturas, flores foram deixadas no túmulo do ator Grande Otelo, falecido em 1993. Outro túmulo que foi muito lembrado foi o de João Luis Fagundes, conhecido como "João Relojoeiro", que na década de 50 foi acusado de assalto a uma relojoaria, indiciado como suspeito, preso e torturado até a morte.
Para facilitar na localização dos 32 mil jazigos do maior cemitério da cidade, o Bom Pastor, a Prefeitura montou uma estrutura de busca. O sistema informatizado informava o local da sepultura após a digitação do nome ou data do falecimento. Antônio Gonçalves Sobrinho, aposentado, foi rezar pelos pais. “Para que Deus os abençoe sempre. É uma saudade muito grande”, disse. O também aposentado, Demerval Januário da Conceição, depositou flores no túmulo de dois irmãos e uma sobrinha. Para ele, eram pessoas muito boas e que merecem essa homenagem.

Túmulo do médium Chico Xavier  (Foto: Reprodução TV Integração)Túmulo do médium Chico Xavier
(Foto: Reprodução TV Integração)
Túmulo do médium Chico Xavier é o mais visitado em Uberaba
Em Uberaba a previsão é de que cerca de 100 mil pessoas passem pelos três cemitérios da cidade. No Cemitério São João Batista, o túmulo do médium Chico Xavier, que morreu em 2002, foi o mais visitado. No local, a primeira missa do dia foi acompanhada por dezenas de católicos.
No Cemitério das Paineiras, no bairro rural de Ponte Alta, também teve celebração no início da manhã. De acordo com o padre Dário Palácio, este é o momento de pedir para que as pessoas que já partiram intercedam pelos que estão aqui na terra. No Cemitério Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, comerciantes comemoram as vendas de flores. O músico Sebastião Reis preferiu homenagear o pai com canções. Ao invés de flores, ele levou o violão e cantou em frente ao túmulo.
Funcionária pública preferiu flores artificiais (Foto: Reprodução TV Integração)Funcionária pública preferiu flores artificiais
(Foto: Reprodução TV Integração)
50 mil devem passar pelos cemitérios de Patos de minas
Em Patos de Minas a expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas passem pelos cemitérios Parque da Esperança e Santa Cruz neste Dia de Finados. Sozinhas ou reunidas, os visitantes prestaram homenagens aos que se foram.
A administradora de empresas Maria Terezinha Barbosa foi ao cemitério Parque da Esperança e levou flores que ela mesma plantou. Mas quem não pode fazer o mesmo, encontrou as barraquinhas dos vendedores ambulantes. Entre as opções estavam as flores artificiais. “Elas também são bonitas”, argumentou a funcionária pública Elizabete Silva.
A sepultura de José Lourenço da Costa, mais conhecido com “Zé borrachudo”, assassinado de maneira cruel na década de 40, é uma das mais visitadas no Parque da Esperança. O cemitério municipal também reserva curiosidades.
Cemitérios de Araxá ficam abertos até as 20h
O horário de atendimento nesta quarta-feira nos dois cemitérios de Araxá, Paineiras e São João Batista, foi estendido para às 20 horas. Pelo menos 30 mil pessoas devem passar pelos locais. Muitos parentes e amigos de pessoas que já se foram fizeram questão de participar da primeira missa, que foi às 7 horas.
Cuidado com os vasos de flores também foi lembrado (Foto: Reprodução TV Integração)Cuidado com os vasos de flores também foi
lembrado (Foto: Reprodução TV Integração)
Conscientização e combate à dengue em Divinópolis no Dia de Finados
Nos cinco cemitérios de Divinópolis o Dia de Finados foi de conscientização de combate à dengue. Os locais ficaram lotados na parte da manhã. A Vigilância Epidemiológica tentou evitar que as pessoas levassem vasos que acumulem água.
De acordo com Henrique Diniz, responsável pelo cemitério do Centro, que é o mais velho e o maior da cidade, cerca de cinco mil pessoas já passaram pelo local na parte da manhã. “O maior fluxo deve ser nesta tarde, quando são aguardadas cerca de 10 mil pessoas”, informou.
Grupos de orações se revezaram em várias novenas em homenagem aos mortos. Outros aproveitaram a data para limpar os túmulos dos familiares.
Ação contra a dengue também foi feita em Ituiutaba
Em Ituiutaba a expectativa de público nos dois cemitérios, São José e Parque da Saudade, é de 40 mil pessoas passem pelo local durante todo o dia - 30% a mais que no ano anterior. Um dos túmulos mais visitados no São José foi do padre Alexandre Acler, que faleceu em 1957. No local, o Dia de Finados ganhou atenção especial com o trabalho preventivo de combate à dengue, dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário