MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vitória Cine Vídeo homenageia Roberto Carlos, em 18ª edição

 

Evento começa no dia 7 de novembro.
Cinco longas para concorrer ao troféu Marlin Azul.

Do G1 ES
Cena do filme Sudoeste, que será exibido no Vitória Cine Vídeo (Foto: Emmanuelle Bernard)Cena do filme Sudoeste, que será exibido no Vitória
Cine Vídeo (Foto: Emmanuelle Bernard)
No ano em que chega a maior idade, o Vitória Cine Vídeo (VCV) traz novidades para o público capixaba. Pela primeira vez, os longas entram na mostra competitiva e vão disputar o troféu Marlin Azul na categoria Melhor Diretor. Um dos mais tradicionais eventos na área de audiovisual do Brasil começa no próximo dia 7. O grande homenageado do festival deste ano é o cantor e compositor capixaba Roberto Carlos.
O VCV vai apresentar o que há de novidade no audiovisual brasileiro, independentemente de tamanho, modelo, gênero ou estilo. Também é um espaço para debater temas ligados ao mercado de cinema, de intercâmbio e estímulo da produção cinematográfica no Espírito Santo. A expectativa dos organizadores do evento é que o público desta edição seja de 30 mil pessoas.

O 18º Vitória Cine Vídeo elegeu cinco longas para concorrer ao troféu Marlin Azul na categoria Melhor Diretor - “Casa 9”, de Luiz Carlos Lacerda; “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper; “Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz; “Transeunte”, de Eryk Rocha;  e “Sudoeste”, de Eduardo Nunes.

Após ser exibido na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, no Festival de Cinema de Toronto e no Festival do Rio 2011, “O Abismo Prateado” foi escolhido para abrir a mostra de longas, com exibição no primeiro dia de festival, às 21 horas.  O filme é estrelado por Alessandra Negrini e inspirado na canção “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque.
Além das exibições de filmes, terá também uma programação paralela voltada para a formação profissional, com quatro oficinas e debates sobre curtas e longas. Serão realizadas oficinas de interpretação para TV e cinema; oficina de poéticas visuais: lie imagens e vídeo instalação; oficina de análise e crítica cinematográfica e workshop de direção e produção de arte. A programação vai de 8 a 12 de novembro, no Hotel Senac Ilha do Boi.

O evento, que prossegue até o dia 12, na Fábrica do Trabalho, em Jucutuquara, apresentará uma programação extensa. Haverá mostras paralelas, Cinema na Praia, Cine Galpão Itinerante e Festivalzinho. Somando, serão exibidos 94 filmes ao longo da semana do festival.
Cinema de graça
O Cinema na Praia, na Curva da Jurema, é realizado anualmente dentro da programação do Vitória Cine Vídeo. O público comparece levando cadeiras de praia e cangas ou sentando na areia para curtir uma sessão especial. A exibição será na terça-feira (08), às 20 horas. Em um telão montado na orla, os fãs da sétima arte vão assistir à comédia “Família Vende Tudo”, do cineasta Alain Fresnot, que estará em Vitória para prestigiar a exibição. No elenco do filme, Caco Ciocler, Luana Piovani, Marisol Ribeiro, Lima Duarte e Vera Holtz, entre outros.

Festivalzinho
Crianças e adolescentes das redes estadual e municipal de ensino de Vitória terão a oportunidade de assistir a dez filmes no Festivalzinho de Cinema, que será realizado no Cine Metrópolis. O Festivalzinho costuma atrair um público de três mil crianças por edição. As sessões são pré-agendadas com as escolas e serão exibidas todos os dias do festival, sempre às 9h e às 14h30.
Quatro Estações
O Vitória Cine Vídeo traz mais uma novidade para o pública e lança a Mostra Quatro Estações, dedicada, especialmente, ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Ao todo, serão exibidos 13 filmes entre o dia 9 e 11.
Homenagem
Além de Roberto Carlos, Patricia Pillar também será homenageada 18ª edição do Vitória Cine Vídeo. A atriz e diretora vem a Vitória no dia 9, quando receberá o troféu Marlin Azul, em cerimônia marcada para às 19h. Patrícia também vai ganhar uma obra que relata a trajetória de vida e profissional, escrita pela jornalista e designer capixaba Sandra Medeiros.
Serviço
18º Vitória Cine Vídeo – 15ª Mostra Competitiva Nacional
Quando: De segunda-feira (07) a sábado (12)
Onde: Fábrica do Trabalho (antiga Fábrica 747), em Jucutuquara, Vitória
Horário: a partir das 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário