MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de dezembro de 2011

Galeota é levada ao mar para iniciar festejos a Bom Jesus dos Navegantes

 

Embarcação que levará imagem pela Baía de Todos os Santos já está no mar.
Ponto alto da festa será no domingo (1º), na Cidade Baixa, em Salvador.

Do G1 BA
Galeota é levada ao mar para iniciar festejos a Bom Jesus dos Navegantes (Foto: Imagem/TV Bahia)Galeota é levada ao mar para iniciar festejos
(Foto: Imagem/TV Bahia)
A galeota Gratidão do Povo desceu ao mar na manhã deste sábado (31), último dia do ano, em um ritual de muita fé por parte dos devotos de Bom Jesus dos Navegantes. Mais de 20 homens ajudaram a colocar a embarcação nas águas da Baía de Todos os Santos, na praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador. O ponto alto da festa será no domingo, 1º de janeiro.
Às 16h deste sábado, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebra missa na Igreja da Boa Viagem e às 17h30 a imagem de Bom Jesus segue de lá para o porto de Salvador. Em seguida, uma procissão terrestre leva a imagem até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, onde serão realizados os festejos religiosos no domingo.
Tirar a galeota Gratidão do Povo do galpão onde esteve guardada durante todo o ano, na Igreja da Boa Viagem, é o primeiro passo para a tradicional festa realizada no primeiro dia do ano. A imagem de Bom Jesus dos Navegantes, o grande homenageado, é levada na embarcação até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. No domingo, a imagem retorna à Boa Viagem em uma procissão marítima que atrai milhares de baianos fiéis e turistas que se encantam com a devoção a Bom Jesus dos Navegantes.
Galeota é levada ao mar para iniciar festejos a Bom Jesus dos Navegantes (Foto: Imagem/TV Bahia)Galeota foi benzida antes de ser levada ao mar
Foto: (Imagem/TV Bahia)
No dia 1º de janeiro, a missa começa às 8h, na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, de onde sai o tradicional cortejo marítimo, um dos momentos mais expressivos das comemorações. A imagem do Bom Jesus é levada de volta para a Boa Viagem na galeota, acompanhada de centenas de embarcações.
Três paradas para as saudações dos devotos e dos portuários acontecem no Farol da Barra, no Segundo Armazém das Docas e no Monte Serrat, de onde a procissão segue até a Boa Viagem.
Vistoria
Galeota Gratidão do Povo (Foto: Imagem/TV Bahia)Embarcação foi vistoria na terça-feira desta semana
(Foto: Imagem/TV Bahia)
Esta semana, a galeota Gratidão do Povo foi vistoriada e liberada para a cerimônia. Técnicos da Capitania dos Portos avaliaram a estrutura da embarcação na manhã de terça-feira (27) e não encontraram problemas que impedissem a navegação.
“Ela está bem conservada. É uma embarcação que vai para a água apenas uma vez no ano. A vedação das madeiras fica prejudicada por causa disso, mas esse ano está bem melhor. Não vejo grandes problemas para fazer a navegação”, disse no dia o capitão de fragatas Gilberto Soares, que participou da vistoria.
  •  
Galeota é levada ao mar para iniciar festejos a Bom Jesus dos Navegantes (Foto: Reprodução/TV Bahia)Remadores testam galeota no bar da Baía de Todos os Santos (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Galeota é levada ao mar para iniciar festejos a Bom Jesus dos Navegantes (Foto: Imagem/TV Bahia)Homens ajudam a colocar galeota no mar da praia de Boa Viagem (Foto: Imagem/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário