MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de janeiro de 2012

Chávez adverte bancos privados sobre nacionalização


Empresas que não acatarem o plano de expansão de criação de gado sofrerão sanções. Três bancos são os principais alvos.

Do G1, com agências internacionais

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, advertiu neste domingo (29) que pode nacionalizar os bancos privados que não acatarem seus planos de expandir a criação de gado e ordenou a citação dos bancos e de seus representantes.
Hugo Chavez adverte sobre nacionalização de bancos (Foto: Juan Barreto / AFP)Chávez pode nacionalizar bancos que não seguiram planos de expansão de criação de gado  (Foto: Juan Barreto / AFP)
Chávez fez referência aos três principais bancos privados da Venezuela: Banesco, Mercantil e o BBVA Banco Provincial. 'Começamos por esses três', disse. Se for confirmado que não podem cumprir com a lei 'repassem o banco, digam quanto vale que nacionalizamos de uma vez', afirmou em seu programa dominical 'Alô Presidente'.
O chefe de Estado fez a advertência após ser informado pelo vice-presidente do Executivo e desde hoje ministro da Pecuária, Elías Jaua, que os US$ 8,3 bilhões que os bancos privados deviam ter destinado no ano passado a empréstimos para as atividades agrícolas e para a criação de gado foram dirigidos aos grandes produtores, em menosprezo aos pequenos e médios.
'Ligue para os presidentes dos bancos Provincial, Banesco e Mercantil e diga que a vice-presidência da República quer falar com eles, mas não caiam em falsas adulações (pretextos)', porque eles usam de 'mil e uma desculpas' para descumprir a lei, reiterou Chávez.
'Estamos fazendo isso no caso da habitação', porque da mesma forma que agora 'financiavam somente os grandes' e em alguns casos 'emprestavam para a fraude'. A fraude a que se refere o presidente diz respeito a não entrega de apartamentos comprados pelos particulares e a cobrança de três vezes o valor (do imóvel), sustentou.
'Isto é para protegê-los, para protegê-los de Chávez, porque eu estou disposto, se eles não cumprirem, a nacionalizar esses bancos; não tenho nenhum problema' nisso, ressaltou e lembrou que há alguns anos comprou o grupo espanhol Santander e o Banco da Venezuela.
'Pagamos aos donos o preço que esses bancos valiam e em dois anos recuperamos o investimento. Para que os senhores vejam o ganho que é ter um banco', destacou o presidente.
No entanto, Chávez disse que a intenção de sua gestão é 'trabalhar em parceria, coordenação e cooperação com os bancos privados'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário