MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cura da hanseníase em Aracaju está acima da média nacional


Em 2012 o índice de cura foi de 86,8% contra 82,1% registrado no Brasil.
Prefeitura ampliou a busca para a detecção da doença.

Do G1 SE

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju encerra nesta terça-feira (31) a Semana de Controle da Hanseníase, que teve início no dia (23), com atividades de prevenção e diagnóstico precoce em todas as 43 Unidades de Saúde da Família.
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro, desde o ano de 1954. Em Aracaju, a ampliação do controle e tratamento da doença vem superando os indicadores do Brasil, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinam), do Ministério da Saúde.
Em 2009, enquanto o índice de cura de hanseníase em Aracaju foi de 86,8%, com 158 casos diagnosticados, o Brasil ficou em 82,1%. Em 2010, a proporção de cura de Aracaju pulou para 88,54%, de 157 casos, a do Brasil ficou em 82.3%. Em 2011, Aracaju pulou para 92%, a proporção de cura de 138 casos.
“Há mais de três anos, os percentuais de pacientes aracajuanos com hanseníase curados vêm ultrapassando o índice geral do Brasil. Além da proporção de cura, Aracaju também ampliou nos últimos anos o coeficiente geral de detecção da doença. Essa é prova de que a prevenção é o melhor caminho para ter saúde sempre”, destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Em 2011, a prevalência de hanseníase foi de 2,5 casos, por 10.000 habitantes, o que é considerado uma média prevalência. “O desafio nessa área é continuar diminuindo para chegar à baixa prevalência, ou seja, um caso para cada 10.000 habitantes. A meta de eliminação da hanseníase é definida como um caso a cada 10 mil habitantes”, afirma Taíse Cavalcante, coordenadora da Vigilância Epidemiológica,
Quanto ao abandono de tratamento, no ano passado, dos 138 casos diagnosticados de hanseníase, 11 residentes de Aracaju não concluíram as etapas do tratamento. Dos motivos apurados está a transferência de residências dessas famílias para outros municípios.
*Com informações da Secretaria Municipal da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário