MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Exposição que resgata a origem da capoeira será aberta em Aracaju


Mostra apresenta fotografias de André Cypriano.
Trabalhos resgatam a história da capoeira, desde seu surgimento no Brasil.

Do G1 SE
Exposição ‘Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade’ será aberta em Aracaju (SE) (Foto: Divulgação/André Cypriano)Exposição ‘Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade’ será aberta em Aracaju (SE) (Foto: Divulgação/André Cypriano)
A partir de 01 de março, estará aberta na Galeria Jenner Augusto, localizada no prédio da Sociedade Semear, em Aracaju (SE), a exposição itinerante ‘Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade’.
A mostra apresenta fotografias de André Cypriano e é fruto da pesquisa para o livro homônimo – com textos de Rodrigo de Almeida e Letícia Pimenta – lançado em 2009. São 11 fotografias em preto e branco e 29 coloridas, além de 10 ilustrações (de autoria de Debret e Auguste Earle entre outros), e de textos explicativos.
Os trabalhos resgatam a história da capoeira, desde seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje, ressaltando aspectos de promoção e valorização da cultura nacional, além de sua função de agregação social.
Além da exposição serão realizadas oficinas abordando o tema, destinadas a jovens de escolas públicas.

André Cypriano
Nasceu em 1964, em São Paulo. Em 1990, um ano após a sua mudança para os Estados Unidos, André começou a estudar fotografia em São Francisco. Desde então, realizou vários projetos que têm sido expostos em galerias e museus no Brasil, na Europa e nos EUA.
Como parte de um projeto de longo prazo, começou a documentar estilos de vida tradicionais e práticas de sociedades em lugares menos conhecidos nos remotos cantos do mundo. Cypriano fotografou o povo de Nias, na costa oeste da Sumatra (Nias: pulando pedras), práticas de rituais em Bali (Bali: uma busca espiritual).
Seus documentários fotográficos têm sido usados em seminários educativos. Atualmente, ele trabalha como fotógrafo freelancer em Nova York e Rio de Janeiro, dando continuidade a projetos sociais e culturais.

SERVIÇO
Exposição fotográfica “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade”
Local: Sociedade Semear – Galeria Jenner Augusto
Abertura: 01 de março, às 19h
Visitação: de 02 de março a 01 de abril de 2012
Horários: de segunda a sexta, das 09h às 19h
Entrada franca
Classificação: Livre
Acesso para deficientes físicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário