MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Novas normas de produção de leite visam melhorar qualidade


Regras estão valendo para regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Pecuaristas têm dificuldade de se adequarem às exigências.

Do Globo Rural

A criadora Elza Silva tem uma propriedade em Viçosa e conta com 21 vacas em lactação. Segundo ela, os remédios e insumos agrícolas são caros e o preço pago peço litro do leite, R$ 0,85, no mês passado, são entraves para novos investimentos, como a compra de tanque de resfriamento. Agora, ela está ainda mais preocupada.
A instrução normativa do Ministério da Agricultura, que define as exigências mínimas de qualidade do leite, passou por uma atualização, que entrou em vigor no início do ano. Com a atualização, os índices de contagem bacteriana total e de contagem de células somáticas, que podiam chegar a 750 mil unidades por mililitro, passam a ter como limites 600 mil unidades por ml para os produtores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Para ajudar criadores em dificuldade como Elza, foi criada uma parceria de empresas da iniciativa privada, Sebrae e Universidade Federal de Viçosa. Uma equipe formada por zootecnistas, veterinários, um agrônomo e estudantes, auxilia o pecuarista a ter um leite com índices próximos aos exigidos pela Instrução 62.
Caso não apresente nenhum problema, todo o leite ordenhado é levado para um tanque de expansão com capacidade para até 10 mil litros. Marcus Vinícius é veterinário e explica que as vantagens do armazenamento do leite no tanque é que ele é mantido na mesma condição que sai da vaca, no mesmo padrão de qualidade. A temperatura ideal é que após duas horas de ordenha, o leite chegue a 4ºC, o que impede que as bactérias se multipliquem.
Antônio Araújo e outros 49 produtores têm o acompanhamento do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da região de Viçosa. Há seis meses, o criador mudou a forma de tratamento das 150 vacas da raça holandesa, investiu em tanques de resfriamento, higienização das máquinas e passou a limpar as tetas das vacas com produtos à base de cloro e de iodo, antes e depois da ordenha mecanizada. As ações para melhorar a qualidade do produto já dão resultado. “Tivemos uma melhora grande na qualidade do leite e na produtividade. Antes tínhamos perdas em torno de 10% e hoje estamos perdendo 6%, ou seja, ganhamos 4%, o que representa um número expressivo”.
As regiões Nordeste e Norte passam a cumprir as novas exigências a partir de janeiro do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário