MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Salão Imobiliário de Pernambuco vai oferecer cerca de 3 mil habitações


Evento, que começa no dia 14 de março, pretende atrair 15 mil visitantes.
Salão contará com 31 empresas expositoras, no Centro de Convenções.

Katherine Coutinho Do G1 PE

Marcello Gomes, presidente do conselho deliberativo e coordenador do 5º Salão Imobiliário de Pernambuco (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)Marcello Gomes, coordenador do Salão Imobiliário
de Pernambuco (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)
O 5º Salão Imobiliário de Pernambuco começa no dia 14 de março e pretende atrair 15 mil visitantes nos cinco dias de funcionamento. Nesta edição, aproximadamente 3 mil habitações de variados estilos e preços estarão sendo ofertadas na feira, a maioria localizada na Região Metropolitana do Recife.
Organizado pela Associação das Empresas do Mecado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), o Salão conta com 31 empresas expondo seus imóveis. "Esse evento nada mais é do que várias empresas que vislumbraram dar a possibilidade do comprador imobiliário poder decidir sua compra ou efetuar sua compra. É um mercado diferenciado, comprar um imóvel é uma decisão que leva anos para ser tomada", explica Marcello Gomes, presidente do conselho deliberativo e coordenador geral do evento.
A expectativa para esse ano é de, pelo menos, repetir o ano anterior, quando foram movimentandos R$ 120 milhões. "Ano passado, nós vendemos 506 unidades. Hoje, isso significaria vender um mês em cinco dias. Qualquer número próximo ao que foi o do ano passado, já estamos felizes", afirma Gomes. "Devemos ter mais imóveis ofertados nesse ano", acrescenta.
A boa fase do mercado imobiliário deixa o coordenador otimista. "Temos visto a venda média se manter durante o ano, temos agora o dobro do mercado imobiliário que tinhamos há 15 anos. A gente está tendo uma volta ao equilíbrio entre o volume ofertado e o comprado", acredita.
A maior parte das vendas do mercado imobiliário são de apartamentos de dois ou três quartos, com aproximadamente cem metros quadrados, segundo pesquisa da Ademi-PE. "A compra imobiliária é geralemente uma compra única na vida. Aproximadamente 90% da população brasileira só vai passar por essa experiência uma vez na vida", cita Gomes.

Uma das novidades para este ano é um espaço destinado à divulgação da Arena Pernambuco. "A Arena é o primeiro grande investimento junto com a Cidade da Copa. Várias empresas nossas já se movimentaram para construir investimentos futuros nessa região. Com o desenvolvimento da Região Metropolitana, essa será uma fronteira que será muito bem desenvolvida nos próximos anos", defende Gomes.
A expectativa é de que a feira conte também com novos lançamentos imobiliários. "Conversando com os associados, percebemos que eles estão realmente com vontade de fazer lançamentos", conta Gomes, lembrando que dois bancos, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, vão estar presentes para financiamento de imóveis. "A Caixa tem atualmente cerca de 80% dos financiamentos de imóveis no Recife e o Banco do Brasil vem se firmando nesse ramo", diz.
O 8º Cartório de Ofícios e Notas Ivanildo Figueredo também vai estar presente para orientar, tirar dúvidas e ofertar serviços necessários ao fechamento de negócios. O Salão conta também com uma praça de alimentação, área destinada à recreação infantil e posto médico. "A gente não quer ganhar dinheiro com o evento, queremos aproximar a oferta dos clientes", lembra Gomes.
A entrada para o evento, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuo, em Olinda, será gratuita. De 14 a 16 de março, o horário de visitação é das 15h às 22h, enquanto nos dias 17 e 18 de março é das 10h às 22h.
Seminário
O Salão Imobiliário vai discutir também o mercado e a cidade, na Sala Duarte Coelho. No primeiro dia, 14 de março, às 18h, os prefeitos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guarapes devem discutir o tema 'A cidade que queremos', que também dá nome ao seminário, focando uma visão metropolitana de desenvolvimento. No dia 15, é a vez do debate entre os titulares dos cartórios de imóveis sobre as questões legais e a desburocratização do trâmite imobiliário. O último dia do seminário (16), será dedicado a debates técnicos pelo Comitê de Tecnologia de Custos da Ademi-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário