MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de março de 2012

Pais reclamam de falta de professor e merenda precária no sul da BA


Em Buerarema, alunos dizem que não têm professor de português há 1 mês.
Em outra unidade, há relatos de que falta água para os estudantes.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
Pais de alunos matriculados em escolas públicas nas cidades de Coaraci e Buerarema, na região sul da Bahia, reclamam da falta de professor e de merenda escolar. Na Escola Municipal José Nery Constan, em Buerarema, estudam cerca de 800 alunos e os jovens do turno da manhã estão sem professor de português há quase um mês.
“Ainda não chegou o substituto, mas a secretaria já está tomando providências para o preenchimento da vaga”, diz o diretor da unidade escolar, José Agenildo.
No refeitório, a merenda escolar oferecida para os alunos eram apenas bananas e mangas. “No momento, é isso porque estamos sem energia e não temos como trabalhar com outro material. Mas durante o dia, a gente tem variedade. Sai arroz com soja, sai vitamina de abacate”, explica Luzia França, chefe de cozinha.

Na escola rural Félix Alves, para matar a sede, os 35 alunos contam com a água que os professores levam. Para a merenda, apenas mingau. “Agora no dia 26 que eles começaram a trazer merenda”, relata a professora Eliana Lopes. As aulas não foram suspensas nos dias em que não havia lanche para os alunos.
Em Coaraci, a cerca de 50 km de Buerarema, falta merenda nas escolas e nas creches. Em algumas delas, as aulas ainda nem começaram. É o caso de uma creche que fica no centro da cidade e onde estão matriculadas 63 crianças. A dona de casa Cosmira Nascimento está preocupada porque a filha de um ano ainda não foi para a creche e a mais velha, de 6 anos, que estuda no Centro Educacional de Coaraci, sai mais cedo da escola. “Vai 8h e chega às 10h”, conta a mãe da garota, que precisa levar comida de casa para não ficar com fome na escola.
O secretário de Educação de Coaraci informou que o valor de mais R$ 26 mil para a merenda já está na conta da prefeitura. “Infelizmente, a gente tem que trabalhar com aquilo que é enviado pelo MEC. [As merendas] vão já na segunda-feira”, garante o secretário Valdir Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário