MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Agricultores do PR usam máquinas e tratores com piloto automático


Equipamento tem custo médio de R$ 50 mil para ser instalado.
Alta precisão do piloto automático reduz número de operadores de máquinas.

Do G1 PR com informações da RPC TV
Máquinas que funcionam com piloto automático passaram a ser bastante usadas na região dos Campos Gerais, no Paraná. Os novos tratores utilizam uma tecnologia que custa em torno de R$ 50 mil para ser instalada. Segundo os produtores, o investimento, apesar de alto, compensa em economia em longo prazo.
“Faz a volta, solta ele [o volante] e ele vai embora”, conta o operador de máquina Éverson Martins. Segundo ele, o trabalho com as máquinas automáticas facilitou bastante o trabalho. “A gente fica conversando no celular, escutando uma música”, diz.
Com o equipamento instalado, os tratores não saem da rota, que é predeterminada antes de se começar a trabalhar. Além disso, a máquina mantém a mesma velocidade o tempo todo e não passa duas vezes pelo mesmo local. Segundo o produtor rural Ricardo Bouwman, antes era necessário usar dois tratores para fazer marcações e passar veneno nas plantações. “Hoje eu investi nesse equipamento para ser mais fácil e mais rápido e com um operador só”, revela.
Para se instalar o piloto automático, é preciso colocar na fazenda uma base fixa de rádio e uma torre de transmissão. O sinal alcança até 30 quilômetros, em qualquer direção. Segundo a gerente de vendas Mireile Dalzoto, a base envia sinais via satélite para os equipamentos na fazenda, sejam tratores, colheitadeiras ou pulverizadores. “Como ele tem uma base fixa, o sinal é muito preciso. Chega, no máximo, a dois centímetros de erro”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário