MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Após ter carro roubado, motorista tenta receber imposto


De cada três carros roubados em Salvador, apenas um é recuperado, diz SSP.
Quem está com o IPVA em dia pode pedir restituição.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

De cada três carros roubados em Salvador, apenas um é recuperado é o que divulga a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Para o motorista que ficou sem o veículo, resta tentar diminuir o prejuízo. Quem está com o IPVA em dia pode pedir a restituição proporcional do imposto, mas nem sempre é fácil vencer a burocracia.

Nos primeiros dois meses de 2012 foram quase 20 carros roubados a cada dia em Salvador. Em todo ano de 2011 a média era de 17,13 por dia levado pelos ladrões. Brotas, Itaupuã, Pituba e Imbuí são os bairros apontados pela polícia onde os ladrões mais roubaram. Carro parado em estacionamento ou até em algum sinal de trânsito é sempre motivo de preocupação para os donos por causa de prejuízos e transtornos com os roubos.

O que pouca gente sabe é que quando um carro é roubado, sofre um incêndio ou um grave acidente, o dono dele tem direito a uma restituição do IPVA, é pelo menos o que diz uma lei que está em vigor aqui no estado.

A lei é de agosto de 2010, mas tem dono de carro que reclama da dificuldade de receber o dinheiro do IPVA de volta. É o caso de andre, que teve o carro de quarenta mil roubado em junho de 2011 e ate agora não recebeu o dinheiro da restituição que foi colocado na conta dele, mas está bloqueado.

“É uma burocracia muito grande. Já estou quase a três meses para ser restituído o imposto, que é o IPVA, que os contribuintes têm direito”, explica.
A gerente de IPVA da Secretaria da Fazenda, Aline Lessa, explica que o valor da restituição é proporcional ao número de meses que o carro não foi utilizado. Por exemplo: o carro com o IPVA pago em março é roubado em junho, o dono terá direito a restituição de julho a dezembro porque o imposto cobre o ano inteiro. Para receber o dinheiro, o dono do carro deve ir a um dos postos do SAC levando documentos pessoais e o boletim de ocorrência da polícia, mas a devolução só no outro ano.

“A burocracia existe. Ele entra com o processo e aí a pessoa que vai fazer a análise vai verificar junto ao Detran através dos extratos para saber se o veículo está roubado, se ele existe realmente. Só existe a restituição e ela é em espécie”, garante a gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário