MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Biblioteca de Cuiabá completa 100 anos e ganha selo personalizado


Selo comemorativo será lançado nesta quarta-feira em Cuiabá.
Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça completa 100 anos.

Do G1 MT

Biblioteca Estevão de Mendonça completa 100 anos em 2012 (Foto: Marcelo Ferraz / G1)Biblioteca Pública Estevão de Mendonça completa 100 anos em 2012 (Foto: Marcelo Ferraz / G1)
Um selo homenageando a memória e a cultura de Mato Grosso será lançado pelos Correios nesta quarta-feira (18), no Palácio da Instrução, em Cuiabá. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura, o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo em homenagem aos 100 anos da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça mostra a importância do local para o estado.
Para coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, Salime Taiga Marques, o lançamento do selo personalizado com a marca da biblioteca pública é uma forma de se iniciar um intercâmbio cultural com outros estados e países também. “Registrar a marca da biblioteca no selo e disponibilizá-la para circular pelo o mundo inteiro é uma forma de divulgar a cultura de Mato Grosso que está aqui nos primeiros acervos do escritor e historiador Estevão de Mendonça, um dos patronos da biblioteca”, ressaltou.
Selo comemorativo será lançado nesta quarta-feira (Foto: Marcelo Ferraz / G1)Selo comemorativo será lançado nesta quarta-feira
(Foto: Marcelo Ferraz / G1)
O diretor dos Correios, Nilton do Nascimento, destaca a participação da empresa nas comemorações do centenário da biblioteca. “Estamos falando de uma instituição muito importante, que cumpre seu papel social ao formar leitores e preservar um acervo que conta nossa história”, lembrou.
Segundo o diretor dos Correios, o selo personalizado vai divulgar a riqueza do passado histórico de Mato Grosso e circular no presente esse conhecimento, por meio da imagem de um livro e do slogan “ Um século de Cultura” estampada
no selo. “O selo estampa de forma simples, a sabedoria, tradição, história e a cultura da biblioteca”, contou o representante dos Correios.
Conforme informações da historiadora Edenise Lima dos Santos, que trabalha há mais de 25 anos no Palácio da Instrução, a biblioteca foi criada em 26 de março de 1912 e além de conter um acervo de aproximadamente 90 mil livros, possui uma sala dedicada às obras raras de autores.“Aqui vários escritores de Mato Grosso deixaram o seu legado para as gerações futuras conhecerem a magia do mundo da leitura. Um deles, foi o escritor Lenine de Campos Póvoas, autor de 26 livros”, contou a historiadora que conheceu pessoalmente o escritor.
Segundo o secretário de Estado de Cultura, João Antônio Malheiros, o concurso para escolher o slogan da marca foi uma forma de estimular a participação das escolas e da população em geral no processo de identificação da cultura local. “Estamos desenvolvendo programas para maior interação cultural de nossos acervos bibliotecários com os acadêmicos e estudantes do estado. Uma maneira de estimular as pessoas a conhecer a cultura de Mato Grosso, e por sua vez , divulgá-la também”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário