MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de abril de 2012

Brasileiros fazem protestos contra a corrupção pelo país neste sábado


Manifestantes marcham contra supersalários, foro privilegiado e ficha suja.
Grupo organizado pela internet estima que 80 cidades participem.

Do G1, em São Paulo*

Manifestantes de vários estados brasileiros organizam protestos neste sábado (21) contra a corrupção na política. Os grupos se organizaram para as marchas pelas redes sociais e pedem o fim do foro privilegiado para parlamentares, a reversão de aumentos de salários de vereadores e a obrigatoriedade de ficha limpa para candidatos a cargos eletivos. Os organizadores do movimento estimam que cerca de 80 cidades promovam protestos neste sábado.
Manifestantes durante concentração no vão do Masp antes da Marcha Contra a Corrupção (Foto: Anderson Barbosa/ FotoArena/ AE)Manifestantes durante concentração no vão do Masp antes da Marcha Contra a Corrupção (Foto: Anderson Barbosa/ Fotoarena/ AE)
São Paulo
Centenas de pessoas participam do protesto contra a corrupção em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) na Avenida Paulista. Por volta das 16h30, os manifestantes ocuparam duas faixas da avenida no sentido Consolação. Eles se alinharam para formar a expressão "SOS STF", uma mensagem endereçada ao Supremo Tribunal Federal, para que seja agilizado o processo de julgamento do mensalão.
A Polícia Militar de São Paulo afirma que o protesto reuniu cerca de 800 pessoas. Os dez grupos que lideram a manifestação estimam a participação de 2 mil a 2,5 mil pessoas.  O grupo deixou o Masp para seguir até a Rua Bela Cintra, na Consolação. De lá, deve seguir até a Avenida Brigadeiro Faria Lima, onde a multidão deve se dispersar.

Distrito Federal

Em Brasília, manifestantes saíram em passeata a partir das 10h na Esplanada dos Ministérios. Eles pediram agilidade no julgamento do mensalão, ficha limpa para todos os cargos públicos, o fim do voto secreto no Congresso e a transformação de corrupção em crime hediondo. Segundo os organizadores, a manifestação reunia 20 mil pessoas às 10h. A Polícia Militar estimou em 3 mil o número de participantes.
Giderclay Zaballos, um dos organizadores do Movimento Brasil Contra a Corrupção, falou ao G1 da necessidade de protestar contra a corrupção. “Nós estamos aqui de novo porque estamos indignados. Se não houvesse nada disso [corrupção], a gente estaria aqui apenas curtindo a festa de Brasília. Mas não, viemos aqui para protestar contra tudo isso que está acontecendo.”
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, Francisco Caputo, participou da manifestação."Esse movimento ele é bonito porque ele é espontâneo, ele nao tem dono, ele é de todos nós, que queremos o melhor para o Distrito Federal. Esse movimento é de todos aqueles que já nao aguentam mais essa impunidade que ainda existe em nosso país, todos nós que nao aguentamos mais os desvios dos políticos, das empresas."
Paraná
Em Curitiba, centenas de pessoas se reuniram no centro durante a manhã para participar da marcha. O movimento também foi chamado de "Dia do Basta Contra a Corrupção". Os organizadores pediram aos manifestantes levassem o título de eleitor, para colher assinaturas para projetos de lei e abaixo-assinados de interesse público.
Entre as bandeiras levantadas pelo movimento estão a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e o fim do foro privilegiado para parlamentares.
Espírito Santo
Moradores da cidade de Guarapari, na Grande Vitória, fizeram uma manifestação na manhã deste sábado contra o aumento dos salários dos vereadores. Eles fincaram 148 cruzes na areia da Praia do Morro, para simbolizar o percentual de 148% de aumento, aprovado em dezembro, e colheram assinaturas da população.
corrupção protesto (Foto: AP)Jovem pintou o rosto para participar de marcha
contra a corrupção no DF (Foto: Eraldo Peres/ AP)
Um dos organizadores da manifestação, Rafael Vaillant, informou que o abaixo-assinado deve ser encaminhado ao Ministério Público. "O próximo passo que a gente deve dar com as assinaturas é ir até o Ministério Público. Um outro objetivo nosso é criar um projeto de lei para regulamentarmos os salários desses vereadores", comentou.
O aposentado Silas de Souza mostrou-se indignado com o aumento. "É um absurdo isso. A gente aposenta com um salário mínimo, enquanto os vereadores ficam ganhando um absurdo de dinheiro", falou.
Ceará
Em Fortaleza, o grupo “Unidos contra a Corrupção'' promove uma marcha a partir das 15 horas, com saída da Praça Portugal, no Bairro Aldeota, em Fortaleza. O protesto contra a corrupção deve reunir 5 mil pessoas na capital, de acordo com Daniel Frota, integrante do grupo e um dos organizadores do evento.
Segundo Frota, os manifestantes vão sair da praça, caminhar pela Avenida Desembargador e seguir na Avenida Beira-Mar até a estátua de Iracema, próximo à Volta da Jurema. “Estamos focando em três bandeiras, o fim do voto secreto nas câmaras legislativas, a tipificação da corrupção como crime inafiançável e na pressão para que ocorra o julgamento do caso mensalão'', afirma.
Estudantes participam ativamente do 'Dia do Basta' em Belém. (Foto: Natália Mello/G1)Estudantes participam ativamente do 'Dia do Basta' em Belém. (Foto: Natália Mello/G1)
Pará
Centenas de pessoas foram às ruas de Belém na manhã deste sábado protestar contra a corrupção, como parte da Marcha Nacional de Combate à Corrupção. Entre os presentes estavam representantes de sindicatos, estudantes e demais membros da sociedade civil.
Para a estudante Juliana Souza, a manifestação é uma forma de expor a insatisfação diante dos problemas enfrentados pela sociedade. "Tudo que está acontecendo de problemas no país está envolvido com a corrupção, por isso não temos dinheiro para saúde e educação", desabafa a jovem.
Segundo um dos organizadores do movimento, o estudante de geografia Thiago Bessa, de 20 anos, a intenção é construir um elo com a sociedade civil. "Estamos abertos à sociedade. O que precisamos é de pessoas dispostas a se envolver nessa causa. A corrupção é como um câncer prejudicando a população", avalia Bessa.
Bahia
Um grupo de manifestantes participou de uma caminhada no fim da tarde, do Farol da Barra até o monumento do Cristo, em Salvador, para protestar contra a corrupção.
Por volta das 17h40, segundo a Transalvador, era intenso o fluxo de veículos na orla do bairro devido à mobilização.
Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, o protesto contra a corrupção mobilizou manifestantes durante a manhã, no centro da cidade. O "Dia do Basta à Corrupção" começou às 10h com a concentração na avenida Afonso Pena, na Praça do Rádio. Depois de percorrer a rua 14 de Julho e a Barão do Rio Branco, a passeata terminou às 11 horas na praça do Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário