MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Câmara aprova Projeto de Lei que proíbe som em ônibus de Salvador


Autora do PL diz que recebia reclamações de passageiros dos coletivos.
Músico baiano criou canção que critíca os conhecidos 'DJ do Buzú'.

Lílian Marques Do G1 BA
O Projeto de Lei (PL) que prevê a proibição do uso de aparelhos de som com autofalantes ou similares nos coletivos de Salvador foi aprovado em sessão da Câmara Municipal na segunda-feira (2). A aprovação foi unânime. Agora, o PL segue para o gabinete do prefeito João Henrique para ser sancionado.
Criado pela vereadora Andrea Mendonça (PV) o Projeto tem co-autoria do vereador Isnard Araújo (PR). Segundo Andrea Mendonça, ela resolveu propor o PL depois de receber apelos da população. "Muitas pessoas ligavam para mim reclamando do som alto nos ônibus. Tinha gente doente, que andava com criança, pessoas que falavam que voltam cansadas do trabalho e têm que ouvir o som dos outros, ou que vão trabalhar muito cedo também. Muita gente reclama também que quer estudar, ler ou dormir no coletivo e o som alto atrapalha", explica.
O Projeto de Lei foi proposto no final de 2011, mas só foi aprovado agora. Conforme consta no artigo 2º do PL, "as empresas de transporte público autorizadas a operar no município ficam responsáveis pela sinalização adequada no interior dos veículos com número de telefone para denúncias".
câmara municipal de salvador; dj do buzu; bahia (Foto: Arte)Projeto de Lei partiu após reclamações do som alto em ônibus.  (Foto: Arte)
O Projeto de Lei não proibe a utilização de equipamentos de som com fone de ouvido e nem a reprodução de música em baixo volume nos autofalantes dos veículos. Segundo a vereadora Andrea Mendonça, inicialmente, quem não obedecer a Lei não vai ser multado. "A fiscalização é por parte da população, caso não haja um acordo verbal pode-se acionar uma autoridade policial. Por enquanto, não há previsão de multa", explica.
DJ do BuzúApós se sentir incomodado com o aparelho de som do passageiro de um ônibus, o músico Alexandre Santana, 27 anos, resolveu criar uma música sobre o "DJ do Buzú", adjetivo atribuído pelos baianos a quem ouve som alto dentro do ônibus. "Um dia estava no ônibus e um pessoa estava ouvindo som alto do meu lado. Um amigo meu falou: esse cara é chato para caramba. Surgiu a ideia da música. Cheguei em casa e escrevi", relata.
Morador do bairro da Liberdade, Alexandre trabalho no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e, quando não está de carro, usa o ônibus para chegar ao local de serviço. De casa para o trabalho ele percorre 22 km. "Demoro mais ou menos uma hora para chegar lá de ônibus pela manhã. Se volto de ônibus também, chego a ficar até 1h40 dentro do coletivo, às vezes até mais tempo", afirma.
A música não ficou só no papel. Batizada de "DJ do Buzú", a canção foi gravada no ritimo de arrocha, tipicamente baiano e ganhou até um clipe oficial. A letra relata a situação de passageiros de ônibus incomodados com um DJ do Buzú.
O clipe foi gravado em um ônibus saindo da Estação da Lapa, uma das principais de Salvador. Segundo Alexandre, toda produção contou com a ajuda e participação de amigos. "Um amigo conseguiu o ônibus, outros fizeram figuração e ajudaram na edição. A minha intenção foi, como cidadão, conscientizar as outras pessoas. Fico feliz em saber da aprovação do projeto, ao mesmo tempo, fico triste por ver que é necessário a aprovação de lei para intervir no que pode partir apenas do bom senso das pessoas. É preciso respeitar o direito do outro", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário