MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Casos de Sífilis no Amazonas e desinformação preocupam médicos


De janeiro até abril deste ano, 18 casos em adultos foram registrados.
Pacientes com HIV/Aids tendem a desenvolver formas mais graves.

Do G1 AM

Doença é causada pela bactéria sexualmente transmissível 'Treponema pallidum'. (Foto: Science Photo Library / via BBC)Doença é causada pela bactéria sexualmente
transmissível 'Treponema Pallidum' (Foto: Science
Photo Library / via BBC)
A Sífilis, doença infectocontagiosa causada pelo parasita Treponema Pallidum, foi o tema central de uma reunião técnica realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional Amazonas (SBD/AM), na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O encontro atualizou conhecimentos de especialistas em dermatologia e colaborou na formação dos residentes da área.
A presidente da SBD/AM, Waleska Francesconi, destacou que a Sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis que são detectadas, com frequência, por médicos dermatologistas. Não é raro os casos em que as pessoas desconhecem as características da doença. “Um dos principais sintomas da Sífilis são as lesões de pele. O paciente busca atendimento acreditando que está com um problema dermatológico quando, na verdade, trata-se de uma manifestação da doença”, esclareceu.
Na rotina de atendimento da FMT-HVD, foram registrados, de janeiro até 24 de abril deste ano, 18 casos de Sífilis em adultos.
A Sífilis também desenvolve formas mais graves. O dermatologista David Azulay, chefe de Serviço do Instituto de Dermatologia Professor Rubem Azulay, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, alertou sobre o diagnóstico precoce. “A Sífilis é uma doença altamente destrutiva e, em estágio avançado, pode atingir diversos órgãos. Por este motivo, o diagnóstico precoce é importante para o tratamento adequado. Em pacientes vivendo com HIV/Aids, a Sífilis tende a desenvolver suas formas mais graves", afirmou.
Segundo a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, a Fundação é uma das três instituições credenciadas junto a SBD para sediar as reuniões técnicas da entidade. Além de contribuir nos debates, a FMT-HVD também atua na formação de especialistas da área, por meio do seu Programa de Residência médica em Dermatologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário