MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de abril de 2012

Chávez deve buscar tratamento em SP, dizem fontes


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que sofre de câncer, prepara-se para buscar tratamento médico no Brasil, em meio a relatos não confirmados de complicações que teria sofrido durante um recente tratamento de radioterapia em Cuba. As informações são de um jornalista venezuelano, Nelson Bocaranda, e de um colunista do jornal brasileiro "O Globo".

Bocaranda, colunista do diário El Universal, reportou nesta sexta-feira pelo Twitter que uma equipe de segurança de Chávez partiu para São Paulo, para preparar a admissão de Chávez no Hospital Sírio-Libanês. Nesta semana, Bocaranda já havia escrito que Chávez teve uma "emergência médica durante sua última estadia em Cuba, a qual deixou os médicos cubanos muito nervosos". Porém, tal emergência teria sido "resolvida".

Em uma mensagem de e-mail, Bocaranda disse que "o tratamento em Cuba é o que agora provocou" a rápida transferência ao Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, um centro de referência em oncologia na América Latina. Já o colunista Merval Pereira, do jornal "O Globo", reportou que não está claro quando Chávez chegará a São Paulo, embora isso possa ocorrer neste fim de semana ou nos próximos três a quatro dias.

Uma porta-voz do Hospital Sírio-Libanês disse à agência Dow Jones que os médicos não têm conhecimento de qualquer preparação para receber Chávez. Ele acrescentou que o governo venezuelano não contactou o hospital para organizar o tratamento. Um funcionário graduado do governo brasileiro disse que não existem informações de que Chávez irá ao Brasil nos próximos dias. Bocaranda publicou em várias ocasiões informações antecipadas sobre a doença que aflige o presidente venezuelano, apesar de constantes negativas do governo, que mais tarde era forçado pelos fatos a admitir o conteúdo das reportagens do jornalista.

Chávez, que tentará se reeleger presidente nas eleições de 7 de outubro, teve uma segunda lesão cancerígena removida da pélvis em fevereiro, cerca de oito meses após a extração de um tumor na mesma área. Ele buscou grande parte do tratamento em Cuba e voltou a Caracas na quarta-feira, após completar um segundo ciclo de radioterapia.

Na quinta-feira, o presidente venezuelano de 57 anos participou emocionado de uma missa em seu Estado natal, Barinas, na qual pediu a Deus para viver porque ainda tinha "muitas coisas para fazer". "Me dê a sua coroa, Jesus, me dê a sua cruz... Não me leve ainda" disse Chávez a uma imagem de Cristo, durante a missa. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário