MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Chuvas começaram na hora certa para os produtores rurais de Timbiras


No período, moradores da região plantam em seus próprios quintais.
Em cada povoado, há um pouco de tudo que faz a população economizar.

Do G1 MA com informações da TV Mirante
Plantação em quintais de Timbiras, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)Plantação em quintal do município de Timbiras, MA
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
As chuvas começaram na hora certa para os produtores rurais de Timbiras, na região leste do estado. E para não perder o período de chuvas, alguns lavradores estão proveitando até o quintal de casa para cultivar a terra.
O período de chuva traz a fartura que os lavradores tanto cultivam, motivo de muita alegria para as famílias da zona rural do município de Timbiras, a 316 km da capital.
Entre os agricultores da região, é hábito plantar frutas, legumes e verduras além da grande cultura da região, que é o arroz. São essas plantias que aparecem primeiro para o consumo das famílias da zona rural. E não precisa ser no ambiente da roça, as plantações estão sendo feitas nos próprios quintais e até terreiros dos moradores. A comodidade para o consumo chega a ser prazerosa, segundo dona Francisca Ximenes, moradora da região.
Na época de chuva, esta facilidade de plantação influencia muito na vida dos moradores da região, que aproveitam os cultivos dentro de seus próprios terrenos para se alimentar. "Feijão, maxixe, cuxá, cebola... tudo foi daqui de dentro", conta dona Francisca.
Em cada povoado, é possível encontrar um pouco de tudo que faz a população economizar. É o ciclo do sertanejo maranhense se completando. A chuva traz alimentos, que por sua vez, gera satisfação no campo. Uma espécie de recompensa após dias e dias de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário