MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Clima explica resultados opostos de RS e SC em saúde, dizem moradores


Florianópolis tem melhores índices de atividade física, segundo Ministério.
Porto Alegre lidera no ranking de tabagismo e excesso de peso.

Tatiana Lopes Do G1 RS
Pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (10) mostra que duas capitais do Sul do Brasil estão em lados opostos quando o assunto é saúde. Enquanto Porto Alegre tem o maior número de pessoas acima do peso e o maior número de fumantes, Florianópolis lidera a lista das mais saudáveis, tanto na prática de exercícios quanto em consumo de frutas e hortaliças.
O G1 conversou com moradores das duas capitais e, segundo eles, a principal diferença está no clima das cidades -- a capital catarinense tem praia, um motivo a mais para que os moradores saiam de casa e se movimentem.
Vladimir Silveira mora em Porto Alegre e está acima do peso (Foto: Arquivo pessoal)Vladimir mora em Porto Alegre e tem dificuldades
para perder peso (Foto: Arquivo pessoal)
Vladimir Silveira tem 26 anos e mora no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Tem 1,74 metros de altura e pesa 97 quilos. Pelo cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que divide o peso pela altura ao quadrado, o resultado acima de 30 indica obesidade. O IMC de Vladimir é 32,04.
"Principalmente no inverno as pessoas comem mais, aqui as pessoas gostam de uma boa culinária, um bom churrasco", comenta ele.
O gaúcho trabalha como barman na Zona Sul da cidade. Segundo ele, é lá que faz seus únicos exercícios diários. "Calculo que corro atrás do balcão uns quatro quilômetros por noite", conta.
Fora do trabalho, Silveira se locomove basicamente através do transporte coletivo. Ele também toca bateria em uma banda que formou com os amigos, mas por enquanto não faz shows, apenas ensaia. Com as baquetas, ele acredita que perde algumas calorias no estúdio.
Segundo o gaúcho, ele ganhou mais peso há cerca de cinco anos. Chegou a ficar perto dos 115 quilos. Nas vezes em que mais perdeu peso ficou na faixa dos 85 quilos. No entanto, não foi com exercícios que ele emagreceu, e sim por um problema de depressão.

Hoje, ele diz que procura acrescentar "um pouco de verde" ao prato de comida no almoço e comer menos "porcarias" durante o dia. Além da alimentação, o gaúcho também tenta controlar outro problema: o cigarro.
Ele fuma desde os 14 anos. Atualmente consome uma carteira em dois dias. "Antes fumava três por dia", lembra. Na família, o pai dele, de 77 anos, também fuma. A mãe, de 60, não tem o vício.
Segundo a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), Porto Alegre é a capital do país com maior porcentagem de fumantes do país, 23%. A capital gaúcha também lidera no quesito "excesso de peso", 55%. E está em segundo lugar no ranking de obesidade, com 20%, atrás apenas de Macapá, que tem 21%.
Um bom motivo para ser saudável
Vladimir Silveira vai ser pai dentro de aproximadamente seis meses. Logo que sua namorada descobriu que estava grávida, ele decidiu largar o cigarro - na medida do possível.
"Não fumo perto dela nem durante um tempo antes de me aproximar dela", diz. A namorada também fumava, mas parou. Também modificou a alimentação, com uma dieta balanceada.
De Porto Alegre para Florianópolis
Há oito meses o representante comercial gaúcho Eduardo Clavijo, de 32 anos, resolveu dar um basta no estilo de vida que mantinha em Porto Alegre e rumou para Florianópolis, no bairro Campeche. Sem se basear em pesquisas ou em estudos, ele já acreditava que no estado vizinho seria mais fácil ser saudável.
"É o fato de ter praia, de o inverno não ser tão rigoroso. O clima influencia. E, no verão, Porto Alegre é um inferno, aqui já é mais agradável. A pessoa fica mais disposta para praticar exercícios", justifica.
Eduardo Clavijo deixou Porto Alegre para ser mais saudável em Florianópolis (Foto: Arquivo pessoal)Eduardo deixou Porto Alegre para ser mais
saudável em Florianópolis (Foto: Arquivo pessoal)
Segundo os dados do Ministério da Saúde, a capital catarinense lidera com folga o ranking de atividade física: 41% dos entrevistados na cidade afirmaram praticar atividades físicas no tempo livre. Vitória, em segundo lugar, tem 36%. A média nacional é 30%.
Florianópolis também lidera em outro quesito importante: o percentual de adultos que consomem cinco ou mais porços de frutas e hortaliças por dia, com 25%.
Em seis meses após a mudança, Clavijo diz que perdeu 20 quilos. Chegou a pesar quase 100 quilos, e hoje tem 81. De altura, ele tem 1,82. Com isso, seu IMC é de 24,45, o que quer dizer que ele está dentro do peso considerado ideal.
"Aqui consegui readaptar a alimentação, como mais vezes ao dia e sem excesso. Em Porto Alegre comia muito mais “porcarias” e saía de três a quatro vezes à noite para beber cerveja e comer", conta. Hoje Eduardo vai para a academia todos os dias. E, principalmente no verão, costuma também se exercitar na praia. O gaúcho também fumava. Assim que foi para Florianópolis, largou o vício.
No dia a dia, Eduardo também percebe diferença na população da capital catarinense em comparação com a de Porto Alegre. "Os hábitos são diferentes mesmo, o pessoal é mais saudável", avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário