MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de abril de 2012

Cobradora e flanelinha aproveitam os intervalos do trabalho para ler, no ES


Silvânia diz que quando era criança não tinha condições de comprar livros.
Lindomar conta que é observado pelas pessoas quando lê.

Juirana Nobres e Welington Valadão Do G1 ES

"Nos intervalos do serviço, consigo viajar para vários lugares diferentes, conheço países e muitas pessoas. Tudo sentadinha, sem sair do lugar", conta a cobradora de passagens de ônibus da Grande Vitória, Silvânia Ambrózio, um exemplo de leitura para a população capixaba. Em uma semana, a cobradora lê dois livros e diz que seu maior sonho é montar uma biblioteca dentro de casa. No seu acervo particular, ela já tem 500 exemplares. Quem também não fica para traz, é o flanelinha Lindomar de Lima. Enquanto espera seus clientes, ele senta em uma cadeira de plástico verde e mergulha nas páginas dos livros.
O dia a dia desta capixaba não é nada fácil. Silvânia Ambrózio, de 36 anos, se divide nas tarefas de casa, no compromisso com o trabalho e na dedicação com a leitura, e garante que dá tempo para tudo. "Tenho filho, faço curso de culinária, caminho pela manhã, faço almoço e, depois, vou trabalhar. O dia é bastante corrido, mas não deixo de passar na biblioteca do terminal para me atualizar. Já sou muito conhecida por lá”, contou a cobradora.
Silvânia diz que quando era criança não tinha condições de comprar livros. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Silvânia conta que não tinha condições de comprar
livros. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
A Biblioteca Transcol oferece várias categorias de livros e diversas opções para todos os gostos dentro dos terminais de ônibus da Grande Vitória. As unidades do projeto funcionam em oito terminais do Sistema Transcol. São elas: Laranjeiras e Carapina, na Serra; Itacibá, Campo Grande e Jardim América, em Cariacica; e São Torquato, Ibes e Itaparica, em Vila Velha.
Silvânia disse que o gosto sempre existiu, desde muito pequena. A mãe da cobradora, uma auxiliar de serviços gerais, foi a grande influência para esse hábito. "Quando minha mãe fazia alguma faxina na casa dos outros, e um livro seria jogado fora, ela levava para casa e fazíamos aquela festa. Eu e meus irmãos disputávamos quem leria o livro primeiro. Quando eu era criança sempre ganhava livros de alguém, mas nunca comprava, porque não tinha condições", relata.
A paixão também é compartilhada por Lindomar de Lima, a leitura veio para complementar os estudos do lavador de carros, interrompidos na 8ª série.
Flanelinha aproveita o tempo livre para lê. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Flanelinha aproveita o tempo livre para lê.
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
“Eu aproveito o intervalo entre um carro e outro para ler. Com os livros, eu posso ir a lugares, momentos e histórias sem precisar sair do lugar”, disse.
O flanelinha já leu livros de Machado de Assis, Sidney Sheldon, William Young e outros. No momento, ele contou que está lendo um livro de poesias capixabas. "Muitas vezes as pessoas passam por mim e ficam me observando lendo debaixo do sol forte. Eu penso que posso aproveitar os momentos com uma boa história contada”, disse Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário