MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de abril de 2012

Coelhos de estimação tomam lugar de chocolate na Páscoa em MS


Menina ganhou animal de estimação que é o símbolo da festa.
Entidade não aconselha pais a darem bichos por modismo de época.

Ricardo Campos Jr. Do G1 MS
Liah Nara está aprendendo a cuidado de seu coelho "Neimar" (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)Liah Nara está aprendendo a cuidar de seu coelho "Neimar" (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)
A trabalhadora autônoma Marla Barroso da Cruz, 24 anos, surpreendeu a filha Liah Nara Barroso, de 3 anos, com um presente antecipado de Páscoa diferente das guloseimas feitas de chocolate. A menina recebeu um coelho por ser, segundo a mãe, um dos símbolos da data comemorativa e uma ótima maneira de ensinar a importância do cuidado com os animais. A União Internacional de Proteção aos Animais (Uipa) aconselha evitar dar animais em função de datas comemorativas, pois nem todos os pais têm a mesma preocupação de Marla e, na maior parte dos casos, os bichos acabam esquecidos pelas crianças.

Liah adorou o presente e chamou o coelho de Neimar, por conta do topete que o bicho tem igual ao do jogador de futebol. “Ela é muito carinhosa com os animais e agora ela já aprendeu que tem que dar comida, água e muito carinho a eles”, disse Marla ao G1.
A mãe afirma que não tem medo de que a menina perca o interesse pelo coelho depois da Páscoa, quando acabarem as propagandas que sempre estampam esses animais.
LIah e o coelho de estimação que ganhou em função da Páscoa (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)Liah e o coelho de estimação que ganhou em
função da Páscoa (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)
“Eu acho que é bom para o desenvolvimento dela essa imagem do coelho da Páscoa, mas nós a ensinamos a segurar e a acariciar”, disse Marla. “Esses momentos de carinho vão durar depois também”.
Os pais e a irmã da trabalhadora autônoma moram na mesma casa que ela e Liah. Toda a família adora o bicho. “Foi uma experiência nova para a família. É um bicho diferente de se ter em casa”, disse Marla. “Eu achei que só a minha filha ficaria apegada, mas eu também gostei. Hoje ele é o novo membro da família”.
Parte da família
Benny é o nome da coelha que foi comprada por Mara Brasileiro na Páscoa de 2011 para a filha Pyetra Brasileiro, hoje com 11 anos.
“Foi uma ideia diferente. Nós gostamos muito de animais e nos apaixonamos pela Benny. Por ser Páscoa, eu uni o útil ao agradável, levei a minha filha ao criadouro e compramos a coelha”, disse a mãe ao G1.
Mara e a coelha Beny, que segundo ela é da família (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)Mara e a coelha Beny, que segundo ela é da família
(Foto: Felipe Bastos/G1 MS)
Benny é tratada como se fosse da família e pode andar livremente pela casa durante o dia. Durante noite, a mascote fica dentro da cozinha. O cômodo é fechado para que Benny não vá para as outras partes da casa, pois ela nunca fica presa na gaiola.
“Se você não manuseia, não dá carinho, o coelho fica arisco. Eu penteio, faço xuxinha e ela vem no colo quando estou sentada. Na cozinha, fica rodando nos meus pés como um gato. Nunca pensei em ter um coelho de estimação, mas eu amei”, afirma.
Segundo ela, a casa não seria a mesma sem a mascote. “Hoje, a Beny é da família, linda e maravilhosa. Foi um presente maravilhoso de Páscoa que nós ganhamos”, afirma.
Pyetra diz que, mesmo não acreditando no Coelhinho da Páscoa quando Beny foi comprada, o presente foi especial por causa do período. “Eu acho que teve tudo a ver. Foi uma surpresa ter ganhado na Páscoa, que é um tempo especial”, diz.
Alerta
A presidente da Uipa, Vanice Orlandi, disse ao G1 que os pais devem pensar duas vezes antes de dar coelhos para os filhos simplesmente por ser Páscoa. “O destino deles acaba sendo sempre o pior possível”, afirma.
“Nunca os pais devem dar um animal para a criança como se ele fosse um brinquedo. O interessante é fazer com que o animal seja inserido no convívio familiar, tenha seu espaço, seus direitos dentro da casa, receba os devidos cuidados, atenção e carinho. O importante é fazer compreender que esse bicho é um ser vivo”, disse.
Coelhos exigem alimentação e cuidados especiais (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)Coelhos exigem alimentação e cuidados especiais (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)
Coelhos como animais de estimação são delicados e exigem uma série de cuidados, de acordo com o professor de cunicultura do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Alexandre Pereira dos Santos.
“Eles exigem um pouco mais de demanda. Não podem ficar em locais onde tenha muito pó, pois ficam suscetíveis a problemas respiratórios. A recomendação é sempre manter o ambiente limpo”, disse.
Coelhos peludos têm que ser escovados com frequência (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)Coelhos peludos têm que ser escovados com
frequência (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)
Quanto à alimentação, ração é imprescindível no cuidado do animal. Esse tipo de alimento já tem todas as propriedades nutricionais que os coelhos precisam para crescerem saudáveis. Alimentos naturais, como cenouras, devem ser dados somente se estiverem secos. Por isso, segundo ele, não é recomendado dar alface.
“Pode fornecer alimento natural, mas tem que tomar cuidado com a umidade. Jamais tirar o alimento da geladeira e dar em seguida”, diz o veterinário, ressaltando que não se deve dar banho em coelhos.
O criador de coelhos Willians da Costa Rocha explica que para fazer a limpeza desses animais existem pós especiais, que devem ser usados junto com uma escova que retira os pelos soltos. Quando mais peluda a raça do coelho, mais importante é esse cuidado.
“Outra coisa é não deixar o coelho morder fios de equipamentos eletrônicos. Existem mordedores, alguns com cálcio, que podem ser dados aos animais”, disse.
Em Campo Grande, o preço dos coelhos varia em torno de R$ 20 a R$ 110, dependendo do tamanho e da raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário