MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Comunidades quilombolas fazem manifestação em Brasília


Manifestantes cobram agilidade no processo de titularidade de terras.
Secretaria-Geral da Presidência disse não ter agendado nenhum encontro.

Do G1 MA

Quilombolas protestam em frente ao Palácio do Planalto (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)Quilombolas protestam em frente ao Palácio do
Planalto (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Um grupo de quilombolas do Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro realizam em Brasília, nesta segunda-feira (16), uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto. O objetivo é cobrar do governo federal agilidade no processo de titulação de terras.
O movimento também é uma das estratégias das lideranças quilombolas para enfrentar a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo partido Democratas (DEM) contra o Decreto Federal nº 4.887/2003, que cria procedimentos administrativos para titulação de terras dos descendentes de escravos.
“Essa demora tem ocasionado situações de violência como assassinatos, miséria, e estamos aqui para chamar atenção para o problema”, disse Diogo Cabral, coordenador da Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas, organização que agrega comunidades que vivem em quilombos.
Motivação
Os quilombolas que participam da manifestação dizem que esperavam ser recebidos pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Segundo eles, o assunto começou a ser tratado em conversas iniciadas após manifestação feita no Maranhão no início do mês, quando um rodovia foi bloqueada.
A assessoria da Secretaria-Geral informou que não havia encontro agendado com o grupo e que o ministro cumpre agenda no Rio de Janeiro. Dois assessores da pasta atendem os quilombolas neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário