MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de abril de 2012

Concurso de marcha de muares movimenta Araxá, MG


Neste ano, 50 animais participam da competição.
Mulas custam até R$ 100 mil, diz muladeiro

Do G1 Triângulo Mineiro

As mulas, que antes eram utilizadas para a lida no campo, ganharam espaço nas feiras agropecuárias e estão cada vez mais valorizadas. Em Araxá, no Alto Paranaíba, na Expoaraxá elas participam de um concurso que conta pontos para o ranking nacional.
Neste ano, 50 animais participam da competição de marcha de muares, uma das mais acirradas da festa. E cada detalhe foi analisado pelos jurados. Segundo o muladeiro José Maurício de Oliveira, a marcha dos animais tem que ser diferenciada.
As provas podem durar de 30 minutos até uma hora, dependendo da faixa etária do animal. São avaliadas a regularidade, comodidade, estilo e resistência da mula. "A decisão acontece por mínimos detalhes. Os animais são bem semelhantes e um pequeno detalhe faz a diferença", afirmou o árbitro Murilo Torres.
A prova soma ponto para a Copa Brasileira de Marcha de Muares. Um bom resultado pode significar valorização em tempos de negócios em alta. Para o criador Leandro Pantaleão, representa a valorização do trabalho em equipe. "O animal saindo campeão, valoriza o trabalho de toda equipe", disse.
Para o presidente da Associação dos Muladeiros do Alto Paranaíba, Vequer Vaz do Amaral, o resultado deve influenciar muito no mercado. "Mula hoje é a bola da vez e, com isso, cresce o mercado. Temos animais valorizados em mais de R$ 100 mil hoje em dia", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário