MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de abril de 2012

Confronto entre índios e fazendeiros no sul da Bahia tem o 1º morto

GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR

Um funcionário de uma fazenda de Pau Brasil (550 km de Salvador) levou um tiro na cabeça e tornou-se o primeiro morto do confronto entre índios pataxós hã hã hãe e fazendeiros no sul da Bahia, segundo a Polícia Federal.
Júlio César Passos Silva, 31, foi morto ontem, mas o corpo só foi encontrado na tarde deste sábado (21) por funcionários de uma funerária e policiais que estão na área conflagrada.

O corpo estava na fazenda Santa Rita, que pertence ao ex-prefeito de Pau Brasil Durval Santana (DEM).
A filha do ex-prefeito, Sonyr Santana, disse que ainda não havia sido informada sobre a morte e que estava aguardando um contato da Polícia Federal.
A PF apura se Silva foi atingido durante confronto com os índios. A fazenda está na rota de propriedades que os índios pretendem invadir. Ontem, na mesma região, o pataxó Ivanildo dos Santos, 29, levou um tiro na perna --ele não corre risco de morte.
Segundo o delegado da Polícia Federal Alex Cordeiro, ontem já havia rumores de que um trabalhador da fazenda havia sido morto, mas a informação não tinha sido confirmada.
Ele disse que a bala que matou a vítima entrou pela nuca e se alojou perto do olho. O corpo do funcionário foi levado hoje à tarde para a cidade de Pau Brasil.
INVASÕES
A morte do trabalhador eleva a temperatura do conflito fundiário. Desde o início do ano, os índios pataxós deflagraram uma série de invasões a propriedades dos municípios de Pau Brasil, Camacan e Itaju do Colônia. Foram 68 até agora.
A tomada das áreas faz parte de uma estratégia dos pataxós para pressionar o Supremo Tribunal Federal para julgar a ação civil de 1982 que busca a anulação dos títulos de 396 propriedades concedidos pelo Estado da Bahia. O objetivo é criar uma reserva indígena na área.
Os fazendeiros contestam a Funai na ação e alegam que a área reivindicada nunca pertenceu aos pataxós.
FRONT BAIANO
As hostilidades entre índios e fazendeiros ganharam corpo nesta semana. Na área onde ocorreu a morte do funcionário, a Folha constatou a presença de homens armados.
Eles estão em uma espécie de bunker dentro da propriedade de Durval Santana, que nega a contratação de seguranças armados, e também circulam por uma estrada rural que liga o rio Pardo à cidade de Pau Brasil.
Ontem, uma equipe da Folha foi rendida por 12 homens armados, interrogada e expulsa do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário