MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

Conjunto musical formado por surdos mostra superação de alunos em MT


Alunos aprendem nas aulas a tocar vários instrumentos.
Mesmo sem poder ouvir, todos integrantes tocam em conjunto.

Do G1 MT

 Uma banda composta por pessoas com deficiência auditiva tem ganhado destaque em Tangará da Serra, cidade a 242 quilômetros de Cuiabá. Segundo o maestro Toni Carlos, os 'Absurdos', nome bem humorado da banda, querem mostrar o que se pode alcançar quando a força de vontade encontra o apoio de uma mão amiga.
O trabalho é pioneiro porque mesmo sem poder ouvir, todos os integrantes tocam instrumentos musicais em conjunto.
“Existe a limitação, daí vem a superação. Geralmente a gente encontra muita dificuldade. A gente erra muito para chegar em um ponto e acertar, porque como é um trabalho pioneiro, nós não temos referência de como fazer. Depois que a gente encontra um jeito de como fazer, fica tudo perfeito”, disse o maestro da equipe.
Há 12 anos, Toni Carlos começou uma especialização em Educação Especial. No entanto, ele afirma que logo no primeiro dia do curso o professor o atentou para o fato de que não tem como ensinar música para surdos. “Ele chegou a essa conclusão. Com isso, logo eu estaria desistindo desse projeto. Mas esse relato me tocou profundamente. Me aguçou a ideia de que ele estava errado e que isso era sim possível”, relatou Toni Carlos.
Após o curso, Toni Carlos conseguiu montar a banda, mas em 2005 o sonho de todos os integrantes ficou interrompido por sete anos por falta de apoio. Agora, os músicos do conjunto voltaram a fazer o que gostam.
Por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a tecladista Jaiana, que está no projeto desde 2001, afirmou que pode até não ouvir, mas sente aquilo que toca. “A paixão começou quando comecei a aprender aos poucos. Eu gostei de tocar teclado, sentindo a vibração do contra baixo. Eu toco e posso fazer sem ouvir, porque sinto o som através da vibração e toco. Isso é superação”, ressaltou a tecladista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário