MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

Consulado dos EUA no Recife deve triplicar atendimento para visto


Processo de solicitação foi alterado e tempo de espera pela entrevista cairá.
Solicitante também pagará taxa única e mais barata pelo serviço.

Do G1 PE

Lesley Hayden, Chefe da Seção Consular (Foto: Luna Markman/ G1)Lesley Hayden, Chefe da Seção Consular no Recife
(Foto: Luna Markman/ G1)
A partir da próxima segunda-feira (30) começa a funcionar o novo processo de solicitação de visto para os Estados Unidos no Brasil. No sistema atual, a coleta dos dados biométricos do solicitante (foto e impressões digitais) é feita no mesmo dia da entrevista, na sede do Consulado do Recife, no bairro da Boa Vista. Agora, os serviços serão separados para dias e locais diferentes, com a inauguração, no dia 7 de maio, do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) na Avenida Herculano Bandeira, 949, no Pina, Zona Sul do Recife.

Por um lado, a mudança deixa o processo menos conveniente para quem vem de fora ser atendido no Recife, já que será preciso ficar na cidade por, pelo menos, dois dias. No entanto, o tempo de espera pela entrevista, quando necessária, deve diminuir com o desafogamento do escritório. Hoje, são realizados 500 agendamentos por dia. A expectativa é que a capacidade suba para 1,5 mil. Assim, se antes uma pessoa esperava até 50 dias para fazer a entrevista, o intervalo deve cair para até duas semanas.

As mudanças no processo começam logo na hora de obter informações sobre vistos e agendar a entrevista. Atualmente, é necessário ligar para uma central de atendimento no Rio de Janeiro ou entrar no site do agendamento. O serviço custa R$ 34. Depois de preencher o formulário D-160, a pessoa paga um taxa de 160 dólares em uma agência do Citibank para ter direito a solicitar o visto. Por fim, realiza a entrevista, levando foto e documentos. Para receber passaporte com o visto, é preciso pagar o valor de R$ 40 pelo serviço de entrega.

Com o novo sistema, o solicitante preencherá o formulário D-160 e depois pagará uma taxa única de 160 dólares para solicitação de visto. O pagamento poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em uma agência do Citibank ou por boleto bancário.
Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto no Recife (Foto: Luna Markman/ G1)Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto no
Recife (Foto: Luna Markman/ G1)
O terceiro passo é agendar um horário para comparecer ao CASV para coletar dados biométricos. Os solicitantes precisarão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação do DS-160. Quem tem 15 anos incompletos, mais de 66 anos e quem conseguiu visto depois de 2008 estão liberados da coleta de impressões no CASV. Assim, eles ou seus representantes devem enviar uma fotografia 5x7. Esse grupo também está liberado da entrevista, apesar de o Consulado ter o direito de convocar qualquer pessoa.

Os solicitantes podem ser atendidos em qualquer um dos CASVs que serão inaugurados em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Os centros funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos domingos, das 15h às 18h.

Depois de passar pelo CASV, a pessoa realiza uma entrevista no Consulado, caso ela tenha sido solicitada. É necessário apresentar o passaporte válido e a página com o código de barras do DS-160. Os que foram qualificados poderão receber o passaporte com o visto em seu domicílio ou em um local pré-escolhido. Lembrando que não é preciso comprar passagem para os EUA para solicitar o visto. O planejamento da viagem pode ser feito após o recebimento da permissão.

Sobre o novo sistema, a chefe da Seção Consular do Consulado dos Estados Unidos no Recife, Lesley Hayden, disse que o objetivo é encorajar os brasileiro a viajar ao país estrangeiro. "Agora, o tempo de esperar vai ser menor. A pessoa só vai ao Consulado fazer uma breve entrevista. O processo vai ficar mais simples e rápido", comentou.
Fila na sede do Consulado dos EUA no Recife (Foto: Reprodução/ TV Globo)Fila na sede do Consulado dos EUA no Recife
(Foto: Reprodução/ TV Globo)
Lesley amenizou o desconforto sobre a separação do serviço em dois lugares e o fato da coleta dos dados biométricos e a entrevista não poderem mais ser feitas no mesmo dia. "A pessoa, assim como hoje, pode escolher os dias da coleta e entrevista. Ela pode marcar para dois dias seguidos, por exemplo. Por isso que vamos abrir aos domingos também", falou. Ela também comentou o reforço na equipe para agilizar o atendimento. O quadro de funcionários vai aumentar de 19 para 46.

Na sexta-feira (30), cada solicitante de visto com entrevista já agendada receberá um e-mail com as instruções de como proceder. O solicitante que não receber esse e-mail poderá ter acesso às instruções através do novo site. Até a entrada em vigor do novo sistema, os solicitantes deverão continuar usando o processo existente para marcar entrevistas. Os números de telefone e o endereço do novo site serão divulgados na página da missão diplomática dos EUA no Brasil antes da data do seu lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário