MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de abril de 2012

'Consumo exagerado de ovos pode intoxicar', diz nutricionista em MT


Adultos podem consumir no máximo 40 gramas de chocolate por dia.
Já as crianças apenas 25 gramas por dia, segundo a especialista.

Centenas de ovos de Páscoa já estão nas pratileiras (Foto: Flávio Antunes/G1 SE)Mercados oferecem variadas opções de ovos.
(Foto: Flávio Antunes/G1 SE)
Na Páscoa, os pais costumam presentear os filhos com ovos de chocolates dos tipos mais variados e muitas vezes não tomam o cuidado necessário para manter um limite saudável no consumo da guloseima. O Departamento de Nutrição do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá orienta que na hora de comprar os ovos é imprescindível atentar-se para que não se corra o risco de que crianças alérgicas consumam certas fórmulas de chocolate que possam comprometer a saúde.
Conforme as informações da nutricionista, Michelly Lima de Campos, a quantidade ideal para adultos é uma pequena porção diária, de cerca de 30 a 40 gramas. Já para as crianças essa quantia deve ser menor. Não podendo ultrapassar a 25 gramas por dia, o equivalente a uma barra pequena. “O consumo exagerado de chocolate durante a Páscoa pode levar à diarréia, enjôo, alergia e até intoxicação. Outros resultados negativos são o aumento do colesterol e a elevação dos índices de glicemia”, afirmou a coordenadora de Nutrição da unidade de saúde.
A nutricionista contou ainda que a ingestão de chocolate não é indicada para menores de dois anos. Antes disso, o organismo do bebê não está pronto para digerir o doce, rico em gordura e açúcar. Sem contar com a possibilidade de reação alérgica alimentar, comum durante os dois primeiros anos de vida.
A preferência, segundo a especialista, é por opções mais caseiras, já que quanto mais processado os chocolates for, mais há perdas das propriedades benéficas e por chocolate amargo que possui antioxidantes, se consumido moderadamente. Uma boa dica na hora de comprar chocolates é escolher entre aqueles mais escuros, ou seja, com maior quantidade e concentração de cacau, como orienta a especialista.
"Infelizmente, por ser mais amarga, essa não é a versão preferida da garotada, que gosta mais do chocolate ao leite. Os pais podem optar pelo tipo meio-amargo, que tem razoável quantidade de cacau, e não é tão gorduroso como o chocolate ao leite”, aconselha. Contudo, os diabéticos ou pessoas com intolerância ao glúten ou à lactose também podem consumir o chocolate, mas desde que aqueles elaborados especialmente para atender às restrições
Quem possui um desses problemas têm os chocolates de soja ou alfarroba, como opções alternativas à disposição. “Para não deixar de lado as crianças com restrições alimentares, como aquelas diabéticas ou intolerantes ao glúten (doença celíaca), existem no mercado chocolates específicos. Também há produtos para crianças alérgicas”, alertou a nutricionista, Michelly Lima de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário