MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Crianças viajam de forma clandestina em trens de minério


Conselho Tutelar de Açailândia não está recebendo os menores.
Só este ano, cinco chegaram ao municipio nessas condições.

Do G1 MA , com informações da TV Mirante

 Em Açailândia, o desrespeito à infância brasileira. O Conselho Tutelar de Açailândia deciciu não receber mais crianças e adolescentes que viajam de forma clandestina do trem de minério da companhia Vale.

Só este ano, cinco chegaram ao municipio nessas condições. A gerente de relações com a comunidade da Vale, Elis Ramos, disse que há mais de quatrocentos profissionais de segurança trabalhando ao longo da ferrovia, inclusive realizando vistorias nos vagões e locomotivas.

Conselheiros tutelares e o Ministério Público do Estado do Maranhão fizeram denúncias graves, como casos de prostituição e ameaças a menores. Segundo os relatos, os meninos aproveitariam as facilidades de acesso às ferrovias para embarcar de modo clandestino nos vagões de minério de ferro e até mesmo entre os motores das locomotivas.
Em 2008, 195 menores foram flagrados desafiando o perigo nos trens e este ano, seis meninos já burlaram o esquema da mineradora. A companhia está sendo acusada de violação da dignidade dos meninos por vários conselhos tutelares de cidades à beira dos trilhos. “Eles chegavam lá no conselho, muitas vezes, cheios de marcas avermelhadas no corpo devido ao contato com o minério nos vagões”, relatou Elisângela Silva, conselheira tutelar no município de Açailândia.
Inquérito
Um inquérito em andamento no Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) apura as denúncias de abuso sexual nas estações da Vale. “A notícia que chegou à PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão), de que estaria acontecendo, também, exploração sexual de meninas nos trens da Vale também vai ser investigada”, relatou a assistente social do MPF, Nissa Medeiros.
A Gerente de Relações com a Comunidade da Vale, Elis Ramos, apresentou as medidas tomadas pela mineradora para evitar o embarque clandestino dos meninos nos trens de minério. Ela admitiu que é muito difícil impedir a entrada dos menores nos trens, que medem 3,5 de comprimento e tem mais de 330 vagões.
Atualmente, cerca de 400 profissionais de segurança vigiam os 800 km da estrada de ferro. A Vale investe por ano 11 milhões de reais na segurança da ferrovia. “Sabemos do risco e nos preocupa saber que, muitas vezes, a gente só consegue perceber esse jovem quando ele já está dentro do trem”, confessou a gerente.
O Promotor da Infância e da Juventude, Márcio Thadeu Marques, falou sobre a responsabilidade da companhia. “Cada criança que é encontrada nessa composição é uma violação grave de compromissos legais, contratuais, convencionais e constitucionais da empresa com relação à integridade. Uma criança viajar dentro de uma locomotiva, de um motor, é um negócio inimaginável”, desabafou o promotor.
O MP deu um prazo de 90 dias para que a Vale apresente um projeto de solução para o problema. Segundo a empresa, o prazo será cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário