MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Criatividade ajuda a conquistar gosto de crianças por alimentos saudáveis


Hábito de ingerir alimentos saudáveis deve ser estimulado.
Guloseimas não são proibidas, mas é preciso controle sobre o consumo.

Lynne Aranha Do G1 Itapetininga e Região
Legumes cozidos (Foto: Pedro Cunha/G1)Alimentos saudáveis devem ser introduzidos na
alimentação das crianças desde a desmamada.
(Foto: Pedro Cunha/G1)
Chocolates, chicletes, salgadinhos, balas, lanches. Que criança não gosta desta comilança? Mas, segundo especialistas, estes itens são um perigo para a saúde se consumidos em excesso. A nutricionista Fernanda Furtado, de Itapetininga (SP), alerta que os pais devem estar sempre atentos à alimentação das crianças desde os primeiros meses de vida.
Fernanda afirma que introdução de alimentos saudáveis deve começar tão logo o pediatra autorize o complemento ao leite materno. “A alimentação é uma questão de educação ao paladar. A mãe precisa oferecer alimentos variados e que contenham vitaminas, proteínas, fibras e carboidratos”, explica. A especialista sugere sucos de frutas, frutas em pedaços e a papinha de legumes.
Já para as crianças maiores, que precisam de muita energia, a nutricionista recomenda alimentos que contenham carboidratos como pães, banana, abacate, caqui e maçã.
Hora de ir para a escola
A funcionária pública Melina Menezes tem um filho de quatro meses. A preocupação dela é com a alimentação do pequeno quando voltar ao trabalho. Por isso, dois meses antes de vencer o período da licença maternidade ela começou uma saga em busca de escolas que tivesse cuidados com a alimentação das crianças. “Fui em várias unidades de ensino, tanto para pesquisar preço, como para ver e saber da alimentação. Vi se os alimentos do lanche eram frescos, se tinha variedade, se eles faziam vitaminas, e também se a escola se adaptava aos horários da alimentação dele”, conta.
Para a nutricionista, a atitude de Melina é a ideal. “É importante que a família procure verificar se tudo está dentro das regras. É preciso conhecer a escola, saber onde são preparados os alimentos e qual é a alimentação dada”, afirma.
Segundo Fernanda, é essencial que os pais se preocupem em ir até a escola, e até mesmo checar o local com frequência. “Hoje em dia os problemas de obesidade, triglicérides e colesterol alto se devem ao consumo exagerado de doces, salgadinhos, que produzem energia rápida. A criança que consome muito esse tipo de alimento tende a ficar gordinha, porém desnutrida”, explica.
O difícil controle sobre os alimentos vilões
Rafael come coisas saudáveis desde pequeno (Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)Rafael desde pequeno come coisas saudáveis,
hoje em dia sua mãe diz que é mais difícil controlar.
(Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)
A fisioterapeuta Maria Lúcia Nastre tem dois filhos. O mais velho, hoje com 7 anos, teve alimentação restritamente saudável nos primeiros anos de vida, quando a mãe ‘podia’ controlar mais o que ele comia. “Doces e salgadinhos eu evitava. Consegui até onde pude, mas aí chegou à fase de escolas e passeios. Aí ele conheceu também os alimentos que crianças adoram”, comenta.
No entanto, Maria Lúcia conta que, devido ao hábito criado quando o menino ainda era bebê, hoje ele consome todo tipo de alimento saudável e tem consciência sobre o que faz bem ao organismo. “Ele sempre gostou de frutas, legumes, e adora pão com chicória. As pessoas acham o máximo”, afirma.
Já com a filha caçula, que está com dois anos, evitar as guloseimas foi mais difícil. “Quando ela nasceu, o mais velho já conhecia doces e salgadinhos. Assim, ele oferece os alimentos para a pequena. Na hora que menos espero, ela já estava comendo. Mesmo assim, os dois comem legumes, arroz, feijão, tomam bastante suco. Evito comprar ‘as porcarias’, mas de vez em quando a gente libera porque eles gostam também”, comenta.
Criatividade
A nutricionista ressalta que as crianças estão em fase de desenvolvimento. Por isso, precisam de uma boa alimentação. Ela destaca que o feijão, muitas vezes deixados de lado pelos adultos, é uma fonte de vitamina importante para as crianças. “Caso a criança não goste, os pais precisam oferecer o alimento de maneiras diferentes. A dica é fazer um virado de feijão, ou uma sopa de feijão”, destaca Fernanda.
Frutas e legumes também são fontes importantes de alimentos. Por isso, devem ser oferecidos de forma que incentive o consumo. "A família tem que descobrir maneiras de oferecer o alimento e ser aceito. No caso das frutas, por exemplo, dá para fazer vitaminas, sucos e até bolos", diz.
Outra recomendação da especialista é que os pais se conscientizem e dêem exemplo aos filhos do que eles precisam comer. “É como um trabalho em conjunto. Uma troca de favores”, ressalta

Nenhum comentário:

Postar um comentário