MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de abril de 2012

De olho no mercado, produtores de látex de SP ampliam área de cultivo


Produção de borracha no país é bem menor que a demanda.
Agricultores de São Paulo estão investindo na ampliação dos seringais.

Do Globo Rural

A terra é preparada para receber a muda da seringueira, serão 100 mil de um viveiro, onde foram desenvolvidos 26 clones diferentes. A preocupação em diversificar a variedade tem uma razão: as árvores devem produzir por 40 anos.
A ampliação da borracha é realizada em uma fazenda em Matão, uma das três principais produtoras do estado de São Paulo. A extração do látex chega a 1.500 toneladas por ano. A sangria nas novas árvores só começa depois de seis anos e a empresa agrícola vai gastar mais de R$ 20 milhões.
Os investimentos são feitos de olho na capacidade de expansão do mercado interno. O Brasil precisaria triplicar a produção para atender a necessidade da indústria, principalmente automobilística.
O estado de São Paulo é o maior produtor do país, produz 55% da borracha brasileira. Tem também a maior produtividade: 1.200 quilos por hectare a cada ano. Cerca de 2.500 propriedades do estado cultivam as seringueiras para a extração do látex. Dos 47 mil hectares plantados, 45 mil estão em produção.
Na busca por resultados melhores, os produtores contam com a ajuda centros de pesquisa, como a Embrapa. Nos laboratórios, a matéria-prima passa por testes de qualidade com o objetivo de chegar às variedades que produzam mais cedo e se adaptem a qualquer região do país. “O país pode não só aumentar de forma significativa a produção de borracha natural, mas também pode melhorar a qualidade da borracha produzida e assim ajudar o agricultor a agregar valor ao seu produto”, explica Luiz Henrique Capparelli Mattoso, engenheiro de materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário