MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de abril de 2012

Deficiência de minerais pode provocar câimbras, diz nutricionista


Karin Honorato mostra alimentos que ajudam a prevenir o problema.
Ela ainda apresenta outras possíveis causas desse espasmo involuntário.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato mostra, neste sábado (28), como se livrar das câimbras, e quais são os alimentos mais indicados para se prevenir essas contrações nos músculos. Ela também apresenta as possíveis causas desse incômodo. De acordo com a nutricionista, a câimbra é um espasmo muscular involuntário e muitas vezes ela vem acompanhada de fortes dores. Podendo acontecer nos pés, na panturrilha, nas pernas, mãos, braços ou até mesmo na barriga.

Segundo Karin, elas podem ser causadas por um excesso de exercícios físicos, por causa de um aumento de ácido lático no organismo, por uma desidratação ou pela fadiga muscular. Ela ressalta a importância do alongamento e do aquecimento, para que as câimbras possam ser evitadas. E afirma também que as câimbras são muito comuns na gestação, ou para quem usa diurético e tem uma má circulação.

Mas, uma das causas mais comuns apontadas é a deficiência de minerais. A partir disso, Karin Honorato fala a respeito dos alimentos que podem ajudar a aliviar as câimbras. “Antes de tudo, lembre-se de consumir água, (...) o organismo não pode estar desidratado”, alerta a nutricionista.
Ela afirma que alguns minerais, sobretudo o magnésio, o cálcio e o potássio, precisam estar muito bem equilibrados no organismo para que não se tenha as contrações musculares. O magnésio é o responsável pelo relaxamento muscular, portanto ele é o principal. O cálcio é responsável pela contração muscular.

As principais fontes de magnésio citadas pela nutricionista são: farelo de trigo, amendoim, aveia, uva, castanha do Pará, semente de abóbora, amêndoas e beterraba. Uma informação importante, de acordo com Karin, é o fato de o magnésio ser responsável pela entrada do potássio nas células, portanto sem o magnésio, o potássio não consegue exercer a sua função.

Karin Honorato pondera que não é somente a banana que contém potássio. Segundo ela, a semente de girassol é o alimento mais rico no mineral. A amêndoa, aveia, batata e uva passa são mais exemplos de alimentos que possuem uma quantidade considerável de potássio. O cálcio também é um mineral importante para esse equilíbrio. Ela ressalta a importância do consumo de repolho, semente de girassol, avelã, amêndoas e alimentos de origem da soja.

As verduras escuras e as frutas são alimentos que, segundo Karin, são extremamente ricos e que, estão em equilíbrio com os nutrientes necessários. Ela explica que é preciso consumir, no mínimo, cinco porções de frutas e legumes, e, pelo menos duas vezes ao dia, consumir porções de verduras escuras.

A nutricionista informou ainda que o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa confirmando que menos de 20% da população consome quantidades suficientes de magnésio, mineral responsável também pelo equilíbrio do stress no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário