MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Diretor do programa ambiental da ONU pede acordos efetivos na Rio+20


Para diretor-executivo, tema deveria ter mais peso dentro da ONU.
Achim Steiner está no Brasil para encontro com ministra do Meio Ambiente.

Eduardo Carvalho Do Globo Natureza, no Rio de Janeiro

O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, disse nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, que acredita na diplomacia do Brasil para “quebrar” o status de acordo da Rio+20, a fim de evitar o fracasso da cúpula de desenvolvimento sustentável.
Segundo ele, o momento é de implementar o que já foi acordado pelos países em conferências anteriores e evitar uma redução nas expectativas para o encontro neste ano.
“Minha esperança é que o Brasil, em relação à governança ambiental global, vai motivar os países a conseguir uma pauta que retrate o ‘futuro que queremos’”, disse, parafraseando o slogan da conferência que acontece em junho no Brasil, e deve reunir cerca de 190 países.
Steiner explicou a necessidade de se criar uma plataforma global de decisões ambientais, uma agência da ONU para tais questões nos mesmos moldes das instituições criadas para regular o comércio e a saúde no planeta – OMC e OMS, respectivamente.
“Não estamos falando em criar um secretariado maior ou mais bonitinho, Na ONU, a maneira de governança acontece de acordo com o status da instituição. Hoje, 58 países fazem parte do Pnuma, mas podem apenas discutir os temas. Não podemos ser apenas um clube de discussão”, disse. As agências especializadas, como a OMC e a OMS, têm poder de decisão aprovado em assembleia das Nações Unidas
Ele afirma que já existem centenas de acordos diplomáticos voltados para a questão ambiental, e que levaram muito tempo para serem concluídos. “O fato é que os especialistas não podem perder tempo discutindo apenas, mas devem agir na implementação”, opinou o diretor.
“A Rio +20 é o momento de implementar tudo que foi negociado, mas tudo depende de uma escolha política. Existe uma insatisfação geral e a maior parte dos países membros quer uma proposta ambiciosa”, explicou.
Steiner está reunido com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em encontro que debate a cúpula da ONU com a sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário