MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Em MS, produtores melhoram renda com programa de alimentação escolar


Em Corumbá, agricultores investem lucro na melhoria da produtividade.
Recursos para compra de alimentos às escolas saem do Fundeb.

Do G1 MS

Pequenos produtores rurais de Corumbá, a 444 km de Campo Grande, estão melhorando a renda com o programa de alimentação escolar. Hortaliças e legumes são enviados a várias escolas da cidade, que aproveitam para diversificar a merenda dos alunos.
Em uma escola da rede municipal da cidade, são servidas 900 refeições. O cardápio tem arroz carreteiro, feijão, salada e guizado de carne seca com abóbora. O legume sai das lavouras da região, assim como as hortaliças.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar adquire parte da produção diretamente dos produtores rurais. O dinheiro para a compra dos alimentos sai do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). De acordo com as regras do programa, cada produtor pode vender até R$ 9 mil em produtos por ano. Com o dinheiro, é possível investir o lucro no aumento da produtividade.
Merenda escolar em Corumbá (Foto: Reprodução/TV Morena)Merenda escolar em Corumbá conta com produção
de assentamentos (Foto: Reprodução/TV Morena)
A renda extra permitiu ao produtor rural José de Jesus fazer melhorias no sítio que fica no assentamento Tamarineiro. Um deles foi a construção de um poço semi-artesiano, o que garante água o ano inteiro para a produção. A horta e a lavoura consomem pelo menos 10 mil litros de água por mês.
De acordo com o superintendente da Fundação do Desenvolvimento Agrário de Corumbá, Juraci Aparecido Alves, a primeira experiência do programa de alimentação escolar na região atraiu poucos produtores, mas a expectativa é atrair mais agricultores este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário