MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

Em PE, Apevisa se reúne com sócios de clínica onde quatro perderam visão


Mulheres contraíram uma infecção grave após cirurgia de catarata.
Bloco cirúrgico da unidade, em Caruraru, foi interditado.

Katherine Coutinho Do G1 PE

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e o Departamento de Vigilância e Saúde de Caruaru se reuniram nesta segunda-feira (23), com sócios da clínica onde quatro mulheres perderam a visão, no final de março, após cirurgias para a retirada de catarata, no município do Agreste de Pernambuco.
A conversa teria sido para tirar algumas dúvidas sobre procedimentos. “A gente conversou, mas não há ainda novidades. Não foi bem uma reunião, foi mais uma conversa com o pessoal da Clínica e da Apevisa para esclarecer alguns procedimentos e ver uma papelada”, conta o diretor do Departamento de Vigilância e Saúde, Paulo Florêncio.
Quanto ao laudo que investiga a infecção que teria resultado na perda da visão das mulheres, Florêncio explica que ainda está sendo feito. “Ainda estão sendo feitas algumas culturas, antibiograma, essas coisas. Acho que vamos fechar o caso no final do mês”, adianta o diretor.
Procurado pela equipe do G1, o médico Renato Lira, um dos sócios da clínica onde foi feito o procedimento, informou que não poderia comentar o assunto. “Tudo que foi conversado, a Apevisa pediu para a gente não expor, porque faz parte das investigações, para que tudo que aconteceu seja esclarecido”, explica.
As quatro mulheres foram submetidas à operação de catarata no dia 28 de março, no Instituto da Visão de Pernambuco. Após o procedimento, elas apresentaram um quadro grave de infecção, provavelmente devido uma bactéria. Por conta disso, as mulheres foram encaminhadas para o Hospital de Olhos de Pernambuco, no Recife.
De acordo com a unidade do Recife, as pacientes chegaram em estado grave e a equipe não conseguiu recuperar visão delas. O quadro é irreversível. No total, 15 pessoas trabalharam durante17 horas para tentar reverter o quadro, mas sem sucesso.
O bloco cirúrgico do Instituto da Visão de Pernambuco foi interditado pela Vigilância Sanitária do município no dia 30 de março, mas nada de irregular teria sido encontrado no local, de acordo com o Departamento de Vigilância e Saúde de Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário