MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

Em PE, reservatórios de água estão com apenas 40% da capacidade


Região pode armazenar 2,7 bilhões de metros cúbicos de água.
Por causa da seca, 29 municípios decretaram estado de emergência.

Do G1 PE
Os reservatórios no Sertão e no Agreste de Pernambuco estão com apenas 40% da capacidade de armazenar água. Este ano, as chuvas ocorreram bem abaixo da média esperada e 29 municípios pernambucanos decretaram estado de emergência por causa da seca.

A reportagem do NETV 2° Edição foi à Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), que monitora o clima no estado. Esse acompanhamento permanente permite a elaboração de mapas que mostram a situação das chuvas e das barragens em toda a região. No Agreste e no Sertão, dos 2,7 bilhões de metros cúbicos que é possível armazenar, 1,2 milhão de metro cúbico estão reservados, isto é, cerca de 40% da capacidade.
Diante da situação de escassez nos reservatórios do estado, o presidente da APAC, Marcelo Asfora, diz que a previsão é de um ano complicado para o Sertão. "Esse ano, as chuvas ocorreram muito abaixo da média esperada. Choveu em torno de 25 a 50% da média. Isso resulta em muito pouco volume de água estocado nos reservatórios. Além de provocar uma quebra em toda a produção agrícola e pecuária também. Então, nesse primeiro momento, o governo do estado está atuando no sentido de atender a questão emergencial, aquelas pessoas que perderam a safra e o atendimento também para o abastecimento das pessoas. E, ao longo desses oito meses, nós vamos ter de trabalhar no sentido de otimizar o uso dessa água", explicou.

EmergênciaSegundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, os estados de Sergipe, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte têm, juntos, ao menos 250 municípios em situação de emergência devido à seca e à estiagem. Em Pernambuco, a distribuição é de 22 municípios no Sertão e sete no Agreste, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). O quadro é mais grave do que em 2010 e 2011, quando foram afetadas 21 e sete cidades, respectivamente.

De acordo com a Codecipe, a má distribuição e a ausência de chuvas, em algumas regiões do estado, são as responsáveis pela seca antecipada que as cidades estão enfrentando. Os municípios que já decretaram situação de emergência são: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Belém do São Francisco, Betânia, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Flores, Floresta, Granito, Itacuruba, Moreilândia, Ouricuri, Petrolina, Parnamirim, Quixabá, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, Terra Nova e Trindade, todas no Sertão; além delas, Águas Belas, Alagoinha, Itaíba, Poção, Taquaritinga do Norte, Terezinha e Vertentes, no Agreste.

Neste mês, o governo estadual entregou 46 retroescavadeiras que vão ajudar na recuperação de estradas vicinais, na abertura de novas vias, e, neste momento, na construção de obras hídricas em cidades do estado. Também aderiu ao Programa Rede Brasil Rural (RBR) - uma plataforma digital que permite aos agricultores comprar e vender produtos pela internet, além de promover um mutirão para a retirada de documentação de trabalhadoras rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário