MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de abril de 2012

Em silêncio, cidade britânica lembra centenário da partida do Titanic


Southampton fez homenagens ao transatlântico que naufragou.
Maioria dos tripulantes era natural da cidade.

Da EFE

Com um minuto de silêncio e o desfile de mais de 600 crianças portando fotografias das vítimas do Titanic, a cidade inglesa de Southampton lembrou nesta terça-feira (10) a partida do navio, ocorrida há cem anos em seu porto.
A cerimônia lembrou os mais de 500 moradores de Southampton que morreram no famoso acidente marítimo e começou às 12h30 locais (8h30 de Brasília), mesma hora em que o Titanic iniciou sua viagem em 10 de abril de 1912.
Além disso, um navio saiu para percorrer em seu porto o mesmo trajeto que o Titanic, enquanto a cidade inglesa fazia um minuto de silêncio para lembrar as 1.523 vítimas do acidente.
As autoridades aproveitaram a data para inaugurar o museu SeaCity, que contém uma seção permanente dedicada ao transatlântico que afundou cinco dias após sua partida com destino a Nova York após a colisão com um iceberg.
Moradores jogam flores no local da partida do Titanic nesta terça-feira (10) na cidade britânica de Southampton (Foto: AFP)Moradores jogam flores no local da partida do Titanic nesta terça-feira (10) na cidade britânica de Southampton (Foto: AFP)
O museu, que custou 18 milhões de euros, explica, através da história de alguns membros da tripulação, a importância que o naufrágio teve para esta cidade inglesa, que conta com o maior número de monumentos dedicados ao Titanic.
"Queríamos contar a história de Southampton e do Titanic, sobretudo a história de sua tripulação, já que nunca antes foi contada', disse à agência Efe Maria Newbery, curadora da exposição.
Dos 897 membros da tripulação do luxuoso navio, a grande maioria, 714, eram moradores de Southampton. Após sua colisão contra um iceberg, morreram 685 de seus tripulantes, dos quais 538 estavam recenseados na cidade inglesa.
O museu SeaCity recria o convés do navio pelo qual passeavam os ricos viajantes da primeira classe, um camarote e inclusive a sala de máquinas.
Por meio de fotografias, vídeos e som ambiente se mostra como era a vida desta população portuária há cem anos e se apresentam muitos detalhes da variada tripulação do transatlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário