MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Em Uberaba, MG, pesquisas visam melhoramento do gado leiteiro


Dezenas de tourinhos foram pré-selecionados para participar.
Associação dos Criadores de Gir Leiteiro e Embrapa fazem parceria.

Do Globo Rural

Eles são o futuro da boiada, candidatos a melhoradores da raça. 73 tourinhos foram pré-selecionados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, a ABCGIL, e Embrapa, para passar por testes de progênie. São três meses de análises com o objetivo de ganhar tempo e qualidade na produção.
Para avaliar os animais foi criado um grupo de estudos em uma faculdade de zootecnia de Uberaba. No campo, um par de botas e a disposição para cercar o gado, já são suficientes.
No teste de temperamento, os touros podem receber notas de 0 a 5, de acordo com o comportamento na avaliação. Quanto mais manso, melhor o índice de fertilidade, por isso, o aluno tem que chegar o mais perto possível do animal, o que vai resultar nota melhor.
O temperamento corresponde a 10% na escala de fatores que definem um bom reprodutor. A pesquisa ainda indica outras características como fertilidade, libido, estrutura, aprumos e pigmentação.
Bom para a pecuária e para os profissionais, futuros zootecnistas que aprendem a selecionar na prática e levam para o mercado de trabalho um diferencial.
Os resultados dos testes serão apresentados em maio, durante a Expozebu, em Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário