MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Estiagem faz produtores do MS anteciparem confinamento do gado


Volume de chuva não foi suficiente para recuperar as pastagens.
O período normal de confinamento começa entre maio e junho.

Do Globo Rural

Uma fazenda em Campo Grande recebe animais de outros criadores para engordar no sistema de confinamento. É o chamado “boitel”: o hotel para boi. Ela tem capacidade para receber 150 mil animais anualmente.
Nesta época do ano não teria quase nenhum boi no local, mas hoje estão hospedadas aproximadamente três mil cabeças de gado. Elas pertencem a produtores que precisam terminar de engordar o gado que estava no pasto.
O custo por cabeça é de R$ 5,30 por dia, como conta a zootecnista, Janaína Brum. “O confinamento é oneroso, mas ele tem várias vantagens. Essa conta deve ser feita na fazenda. Antes de trazer estes animais para o confinamento, é preciso pensar se o animal é de qualidade, se ele tem porte para ganho de peso, um animal que realmente vai dar um bom resultado no confinamento”, declara.
Normalmente o período de confinamento começa entre maio e junho, quando o preço do milho está mais baixo do que nesta época do ano. “Antecipando o confinamento, você vai pegar ainda o preço de milho safra, que geralmente tende a ser maior um pouco. Às vezes, não conseguir o uso de alguns subprodutos, como o caroço de algodão, uma casca de soja ainda, polpa cítrica, que são subprodutos, que às vezes levam a diminuição de custo”, declara João Borges, diretor da Associação Nacional de Confinadores.
Segundo a Associação Nacional dos Confinadores, a procura por confinamentos neste começo de ano cresceu 15% em Mato Grosso do Sul, em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
O cenário é bom para quem ganha a vida confinando animais de vários criadores. É o caso do criador Antonio José de Oliveira que tem uma fazenda de três mil hectares.
O criador possui 200 currais com capacidade estática de alojamento de cerca de 40 mil cabeças de gado a cada ciclo de engorda, podendo atingir uma capacidade total de 120 mil animais por ano.
Além de confinar os próprios animais, que hoje somam quatro mil cabeças, Antonio José de Oliveira também recebe animais de outras propriedades e viu com bons olhos essa antecipação.
“Está acontecendo um pouco antes que o previsto. Apesar das últimas chuvas, de janeiro pra cá, ter dado a impressão de que melhorou um pouco os pastos, mas a chuva já chegou um pouco atrasada, não vai dar tempo de recuperar. Então a tendência dos pastos crescerem é pouca daqui pra frente, então eu acredito que vai ter uma procura maior este ano para o confinamento do que ano passado”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário