MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de abril de 2012

Estradas do RS convivem com falta de balanças para veículos de carga


Dos 40 postos da PRE, apenas um tem equipamento de pesagem.
Daer projeta que novas balanças comecem a operar até o fim deste ano.

Mateus Rodighero Da RBS TV

A falta de balanças prejudica a fiscalização dos veículos de carga nas estradas do Rio Grande do Sul. Dos 40 postos da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), apenas um tem equipamento de pesagem. A única balança em funcionamento fica na RS-122, em Bom Princípio, no Vale do Caí. Como a rodovia está em obras, a fiscalização é parcial para evitar transtornos no trânsito. Mesmo assim, pelo menos 17 carretas foram autuadas nos últimos três meses.

Enquanto isso, nos outros 39 postos, o controle é feito de outras formas. Apesar de não ter balança própria, o posto da PRE de Passo Fundo, no Norte do estado, é o recordista de autuações neste ano. Até agora, foram 104 multas por excesso de peso. Em um dos casos, o caminhão transportava 17 toneladas a mais do que o permitido. A fiscalização foi feita com base na nota fiscal e no peso registrado por uma balança emprestada por uma empresa.
"Um veículo com excesso de peso ou excesso da capacidade de tração pode não conseguir segurar o veículo e ocasionar um acidente”, comentou o sargento José Pimentel.

Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), uma licitação será aberta para que empresas interessadas operem 15 balanças móveis em 60 locais diferentes. "Nós vamos migrar essas balanças de acordo com a sazonalidade do transporte de produção do município, do estado. Por aí nós vamos trabalhando", afirmou.
A expectativa do Daer é de que os equipamentos, que também auxiliam na conservação das estradas, comecem a operar até o fim deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário