MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Evento no AM propõe criação de laboratórios para estudo da malária


Rede possibilitaria ensaios com o mosquito e parasita causador da doença.
Inpa, Fiocruz participam de evento promovido pela FMT-HVD.

Do G1 AM

Um workshop realizado pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) propõe a criação de uma rede brasileira de laboratórios, para a realização de ensaios de suscetibilidade experimental de anofelinos, mosquitos transmissores da malária, ao Plasmodium, parasita causador da doença. O evento começou nesta quinta-feira (26).
Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD, Marcus Larcerda, as pesquisas são fundamentais para o estudo da dinâmica de transmissão da malária, que permite a geração de conhecimentos que contribuirão para o desenvolvimento de vacinas de bloqueio de transmissão da doença.
O workshop também tem o objetivo de promover a interação entre os grupos que já desenvolvem ou planejam desenvolver este tipo de pesquisa no Brasil. Pesquisadores da FMT-HVD, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e técnicos e alunos do programa de pós-graduação da FMT-HDV, participam do evento.
Recentemente, a FMT-HVD foi contemplada com um aporte da Fundação Gates, para um projeto de pesquisa internacional sobre a transmissão de malária, que realizará ensaios de infecção experimental de mosquitos. A pesquisa acontecerá no município do Careiro, a 24 km de Manaus, onde a Fundação já realiza estudos sobre a malária desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário