MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Evento traz urbanistas da Holanda para propor soluções para o Recife


Ideias serão discutidas em workshop, na Fundaj, a partir desta quarta (25).
Programação conta com palestras gratuitas abertas ao público.

Do G1 PE

Nesta quarta (25) e quinta-feira (26), 28 arquitetos e urbanistas de Pernambuco e da Holanda vão trocar experiências em busca de soluções urbanísticas para o centro expandido do Bairro do Recife, durante a segunda edição do Workshop Recife Exchange Amsterdam (rXa). O evento ocorre na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby, onde também serão realizadas palestras abertas ao público e gratuitas sobre o tema.

O rXa é realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o recém-instalado Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE). Entres os participantes brasileiros estão representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do terceiro setor. Já entre os holandeses figuram nomes como Eric Van Der Kooih, chefe do Departamento de Planejamento Físico de Amsterdam, e Johannes Beuckens, membro do Departamento de Infra-estrutura, Trânsito e Transportes de Amsterdam.

O debate vem em boa hora. Dois grandes projetos urbanísticos - o Novo Recife, no Cais José Estelita, e os quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães - vêm gerando polêmica na cidade. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a sociedade civil pedem que as intervenções sejam mais amplamente discutidas por conta dos seus impactos urbanísticos, ambientais e sociais.

A busca de soluções vai partir da utilização da rede fluvial-estuarina como infraestrutura de mobilidade, apontando novas novas estratégias para utilização dos rios que cortam a cidade como meio de transporte. Durante os dois dias de trabalho, os participantes holandeses e pernambucanos serão divididos em dois grupos mistos. Um se debruçará sobre plantas do Bairro expandido do Recife em busca de soluções sob a perspectiva do planejamento físico. O outro trabalhará as mesmas plantas do ponto de vista do patrimônio.

Uma designer ficará responsável por transformar as ideias dos profissionais em projetos concretos. "No final, vamos produzir um documento que tratá ideias conceituais, gráficas e escritas, em busca de um caminho a ser considerado pelo Recife. Em Amsterdã, pensar na cidade é uma questão de sobrevivência, pelo fato de ela estar abaixo nível do mar. Se planeja o tempo todo para que ela não desapareça. A situação do Recife não é tão dramática, mas podemos tirar experiências de lá", disse o coordenador do evento, o professor da UFPE e presidente do CAU-PE Roberto Montezuma.

PalestraDentro da programação do Workshop, também serão realizadas palestras, com tradução simultânea, sobre os temas "A cidade holandesa contemporânea" e "Patrimônio economicamente sustentável". Os seminários ocorrem nesta quarta (25) e quinta-feira (26), a partir das 18h30, na Fundaj, na Rua Henrique Dias, 609, Derby. As inscrições podem ser feitas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário