MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Exclusão de Cuba domina 1º dia da Cúpula das Américas


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Cartagena - A Sexta Cúpula das Américas começou neste sábado com os Estados Unidos e o Canadá firmes, mas isolados, na sua postura de impedir a participação de Cuba nas próximas edições do evento. O anfitrião do encontro, o presidente colombiano Juan Manuel Santos, abriu a cúpula criticando a exclusão dos cubanos, que chamou de um injustificado anacronismo da Guerra Fria.

"Essa é a última Cúpula das Américas, a menos que Cuba possa participar", disse o ministro de Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca. O destino da declaração final do encontro é incerto, após Venezuela, Argentina e Uruguai afirmarem que não vão assiná-la a não ser que EUA e Canadá removam o veto à futura participação cubana.

O presidente do Equador, Rafael Correa, boicotou a cúpula em função da exclusão de Cuba. Já a presidente brasileira, Dilma Rousseff, adotou uma postura mais moderada, dizendo que não devem haver mais cúpulas sem a participação dos cubanos. "Os Estados Unidos precisam perceber que seus interesses estratégicos de longo prazo não estão no Afeganistão ou no Paquistão, mas na América Latina", disse o presidente colombiano.

Obama também está em minoria em relação à sua postura quanto às Ilhas Malvinas, controlados pelo Reino Unido, mas que a Argentina afirma fazerem parte do seu território. Obama solicitou um encontro bilateral com a presidente argentina, Cristina Kirchner, quando poderá discutir a questão.

O presidente norte-americano pode até tentar conquistar os líderes da região com a promessa de ser um "parceiro igualitário", mas ele terá de provar que os EUA realmente valorizam a relação com a América Latina. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário