MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de abril de 2012

Exposição de orquídeas em São Carlos atrai pessoas de todo o país


Expositores de 54 cidades de todo o Brasil estão reunidos na cidade.
2,5 mil espécies participam da competição que elege a melhor planta.

Do G1 São Carlos e Região

A exposição de orquídeas, uma tradição que se estende por meio século em São Carlos (SP), é uma das atrações da Festa do Clima, e reúne expositores de várias partes do Brasil. É um dos maiores encontros de pessoas que cultivam orquídeas do país.
A cada edição, os organizadores da exposição premiam algum participante com um exemplar mais bonito e raro. Uma tarefa considerada difícil, em meio a uma imensidão de espécies. “Hoje nós temos no mundo 1,2 mil gêneros, mais de 35 mil espécies, quer dizer que nenhum orquidófilo do mundo tem toda a coleção”, explicou o comerciante Domingos Elias.
2,5 mil plantas que participação da competição.  (Foto: Reprodução/EPTV)2,5 mil plantas que participação da competição.
(Foto: Reprodução/EPTV)
Os orquidófilos, ou colecionadores de orquídeas, são pessoas que vem de longe atrás de uma paixão. Expositores de 54 cidades estão reunidos em São Carlos. Nilton Gonçalves viajou 600 quilômetros para participar da exposição. Ele é de Minas Gerais, é colecionador e cultiva uma das espécies mais desejadas, a valquiriana.
“Ela é uma planta cobiçada no mundo inteiro devido ao seu fácil cultivo e também por ser uma planta de pequeno porte, que você pode cultivar várias plantas em um pequeno espaço. O preço dela varia de R$ 1 mil a R$ 150 mil”, explicou o colecionador.
São 2,5 mil plantas que participação da competição. Os critérios para escolher as melhores orquídeas são rigorosos, incluem formato, quantidade de flores e dificuldade de cultivo. “Uma orquídea nativa, pelo fato de ser azul, já é uma coisa muito difícil de ser alcançada. E o fato de não existir nenhuma planta igual”, explicou o presidente do Círculo de Orquidófilos de São Carlos, Rubens Zanollo Júnior.
Critérios para escolher as melhores orquídeas incluem formato e quantidade de flores. (Foto: Reprodução/EPTV)Critérios para escolher melhores plantas incluem formato e quantidade de flores. (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário