MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de abril de 2012

Falta de insulina na farmácia de alto custo preocupa diabéticos em MT


Em Cuiabá, cerca de 5 mil pessoas precisam de medicamentos gratuitos.
Saúde diz que não faltam medicamentos e alega atraso na distribuidora.

Do G1 MT
Há mais de uma semana, insulinas do tipo básico (Alantus) e para tratamento mais avançado de diabetes (Apidra) , além de kits de testes para a medição do nível de açúcar no sangue estão em falta na farmácia de alto custo e nos postos de saúde de Cuiabá. O medicamento, essencial para o controle da absorção de açúcar no sangue e para a compensação energética do organismo, substitui o hormônio natural que é produzido em pouca quantidade no indivíduo que possui a doença.
Para as crianças e adolescentes, os dois tipos de insulina, conhecidos como Alantus (tipo 1) e Apidra (tipo 2) devem ser aplicados diariamente. É o caso da filha do assistente administrativo Ricardo Rodrigues, de sete anos, que não vive sem dois tipos de insulina. Mesmo com uma liminar na Justiça que obriga o estado e o município a fornecer os medicamentos e o kit de testes que permitem a medição do nível de açúcar no sangue, ele está há três meses sem consegui-los.
“Eu tenho ligado todos os dias e a única posição que me passam é que está sendo licitado e de que falta a empresa entregar os medicamentos. Se eles sabem que vai vencer o prazo, deveriam estar licitando isso dentro do período, para que não venha faltar o medicamento para cada paciente” declarou o pai.
Dona Circe Benedita Malheiros, que convive com o diabetes há 26 anos, também enfrenta problemas quando vai ao posto. Para não ficar sem os remédios, fitas, reagentes, lancetas e agulhas para a medição da glicemia, ela gasta cerca de R$ 1.200 por mês. “Frequentemente eu tenho ido ao posto e a resposta sempre é que as fitas para medição da diabetes não estão disponíveis ainda”, lamenta a dona de casa.
As reclamações feitas por ela na ouvidoria da Secretaria municipal de saúde não surtiram efeito. “Já fiz várias reclamações na ouvidoria da secretaria municipal de saúde, e na própria ouvidoria, a secretária me disse que o mais certo é entrar na defensoria, porque ela está cansada de fazer os pedidos e não obter retorno. Você se sente excluída. Porque você cumpre com suas obrigações de cidadã, paga seus impostos em dia, e na hora em que você necessita não tem retorno”, desabafou.
Em Cuiabá, cerca de 5 mil pessoas com diabetes dependem dos medicamentos fornecidos em postos de saúde e policlínicas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há falta de insulinas e muito menos de insumos para esses pacientes.
Segundo o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo César Ribeiro,no mês passado, a empresa contratada atrasou para comprar os kits de exames, mas o problema já foi resolvido. “Essa empresa foi notificada, foi aplicada as sanções administrativas, como multas e ela regularizou agora nessa primeira quinzena de abril as entregas. A falta em alguns locais destes insumos já estão sendo regularizadas e as entregas já estão sendo feitas”, afirmou.
No caso da filha de Ricardo, a situação logo deve ser regularizada. “Os materiais remanescentes, os que faltam, de acordo com o almoxarifado, serão entregues até o dia 20 deste mês”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário