MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de abril de 2012

'Faltam médicos para atender vítimas de dengue em Cuiabá', diz promotor


Alexandre Guedes diz que um dos maiores problemas é a dengue tipo 4.
MPE pediu auxílio das Forças Armadas, mas Justiça Federal negou.

Do G1 MT

Promotor Alexandre Guedes (Foto: Reprodução/ TVCA)Promotor Alexandre Guedes planeja ingressar com
novo recurso para combater epidemia da dengue.
(Foto: Reprodução/ TVCA)
O promotor de Justiça Alexandre Guedes, que teve o pedido de reforço das Forças Armadas para combater a epidemia de dengue em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, negado pela Justiça Federal, afirmou que faltam médicos para atender os pacientes da rede pública de saúde, gerando filas nas unidades públicas e privadas. Segundo ele, um dos maiores problemas foi o registro da dengue tipo 4 agravou a situação.
"A população precisa de atendimento agora e, apesar de todos os esforços e prevenção, a entrada da dengue tipo 4, entre outros fatores, fez com que o aumento de casos fosse muito acentuado neste ano", disse o promotor, ao adiantar que o Ministério Público Estadual (MPE) poderá ingressar com novo recurso, mas reclama que qualquer processo irá demorar alguns dias e, enquanto isso, a sociedade precisa de atendimento imediato.
A medida cautelar protocolada pelo promotor foi negada pelo juiz César Augusto Bearsi, da 3ª Vara Federal de Mato Grosso, com o argumento de que o MPE não tem legitimidade para propor uma ação contra a União. O MPE pedia providências do governo federal, estado e municípios no combate à doença e ainda garantir atendimento médico à população.
Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, Cuiabá responde por 20% dos casos de dengue registrados em Mato Grosso. Foram 2.421 notificações. No bairro Dom Aquino, por exemplo, o índice de infestação do mosquito chegou a 14%, ultrapassando o índice recomendado pelo Ministério da Saúde, que deve ser de 1%.
Um levantamento divulgado recentemente pela secretaria revela que de 1º de janeiro a 4 de abril deste ano foram registradas 11.531 de casos da doença. Para evitar a infestação da dengue, o governo do estado sancionou uma lei que prevê multas que variam entre R$ 2,3 mil e R$ 92 mil aos responsáveis pelos focos do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário