MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

‘Farra dos coronéis’ gera figura do ‘coronel de corredor’, diz MP-GO


Para dar lugar aos promovidos, coronéis dizem ter perdido cargo e batalhão.
Aumento expressivo das promoções na PM aconteceu entre 2008 e 2010.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O aumento expressivo das promoções a coronel na Polícia Militar de Goiás, chamada de “farra dos coronéis”, ocorrido entre o fim de 2008 e 2010, gerou a figura do “coronel de corredor”, que possui a patente, mas não tem um batalhão. A informação foi dada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que começou a investigar nesta quarta-feira (11) a denúncia de oficiais beneficiados por um suposto tráfico de influência do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, indiciado pela Operação Monte Carlo.
Segundo o MP, duas testemunhas ouvidas nesta quarta-feira estão entre os “coronéis de corredor”. Eles alegam ter perdido os cargos para que outros assumissem. "A partir do momento que eu estou sendo afastado, a minha vaga fica disponível para que outro seja promovido em meu lugar", disse o coronel Israel Becker, um dos militares ouvidos.
Propina
Nesta manhã, o deputado estadual Junio Alves de Araújo, conhecido como Major Araújo (PRB), reafirmou ao promotor de Justiça Fernando Krebs as denúncias feitas ao Jornal Anhanguera. Segundo ele, Cachoeira teria influência na PM goiana e haveria cobrança de propina para a promoção de coronéis. "Eu recebi em meu gabinete oficiais que afirmaram ter pago até R$ 100 mil", diz Araújo.
De acordo com o MP, por lei Goiás deveria ter 28 coronéis. Atualmente conta com 32 homens na ativa, mas esse número já chegou a 38. Segundo as testemunhas, muitos oficiais não estão suportando a pressão e estão pedindo para aposentar. Por isso o número teria caído de 38 para 32.
Reserva
Além das promoções, o Ministério Público questionou o chamamento de policiais da reserva e a legalidade do exercício do cargo do comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, o coronel Edson Costa Araujo. "Ele é um policial da reserva. É uma anomalia que ele esteja hoje em atividade", disse o promotor Fernando Krebs.
Em resposta, o coronel Edson Costa Araujo informou que de acordo com o artigo sexto do estatuto dos Policiais Militares, os policiais da reserva poderão ser convocados para o serviço ativo, por ato do governador do estado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário