MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Festa da Linguiça reúne gastronomia e tradição em Maracaju, MS


A 18ª edição da Festa da Linguiça começa nesta sexta-feira (27).
Embutido ficou famoso porque é feito comcarne bovina de primeira

Do G1 MS com informações da TV Morena

Festa da Linguiça de Maracaju começa nesta sexta-feira em MS (Foto: Reprodução/TV Morena) Gerson Marcondes, de 77 anos, foi um dos ideali-
zadores do evento(Foto: Reprodução/TV Morena)
A 18ª edição da Festa da Linguiça começa nesta sexta-feira (27), em Maracaju, distante 162 km de Campo Grande. A abertura oficial está marcada para às 19h. A expectativa dos organizadores é que o evento receba 50 mil pessoas por dia.
A Festa da Linguiça, que é uma das mais conhecidas de Mato Grosso do Sul, alia gastronomia e tradição. O embutido, que ficou famoso e até virou grife, se diferencia dos demais porque é feito com pedaços de carne bovina de primeira, como contrafilé, alcatra, coxão mole e até filé mignon.
O aposentado Gerson Marcondes, de 77 anos, foi um dos idealizadores do evento. Ele conta que, na época, diversas famílias da cidade se reuniam para preparar a iguaria. “Eu tenho orgulho e alegria porque até hoje a população da cidade comemora esse evento. Maracaju ficou até pequena para uma festa tão grande”, brinca ele.
Dona Odete Muzzi, de 83 anos (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)Dona Odete Muzzi, de 83 anos, lembra que as
linguiças eram feitas pelas mulheres (Foto: G1 MS)
Tradição
A produção de linguiça caseira era um costume antigo das famílias que habitavam as fazendas da região de Maracaju. Com a falta de energia elétrica, os embutidos serviam como alternativa para armazenar e conservar as carnes por mais tempo. Os cortes de primeira eram usados para fazer linguiça e os demais para fazer o charque, que era conservado com sal.
Dona Odete Ferreira Muzzi, 83 anos, que nasceu e foi criada na região, lembra que as linguiças eram feitas sempre pelas mulheres da família. “Nos reuníamos e passávamos o dia fazendo as linguiças . Os homens iam para as invernadas, abatiam os animais e depois traziam os melhores cortes de carne. O preparo todo era feito pelas mulheres”, conta.
Para fazer as linguiças, os pedaços de carne eram cortados à faca, temperados e depois embutidos nas tripas de boi. Para conservar por mais tempo, eles eram curtidos no limão e secados ao sol.
Dona Odete Muzzi, de 83 anos, com as mulheres de várias gerações da família (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)Dona Odete Muzzi, de 83 anos, com as mulheres de várias gerações da família (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)
A aposentada afirma que a receita continua na família e foi passando de geração em geração. “Começou com a minha avó, foi passada para minha mãe, para mim e para minhas irmãs, e hoje já está com as filhas e netas”, conta dona Odete.
Serviço
A Festa da Linguiça acontece no parque de exposições de Maracaju. A programação do evento conta com shows de cantores e duplas sertanejas nacionais e regionais. Os ingressos para hoje, antecipados, custam R$ 20, estudantes com carteirinha pagam meia-entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário