MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Festa dos 'karetas' é realizada há 122 anos em Jardim, no Ceará


Tradição é revivida a cada ano no município durante a Semana Santa.
Homens saem pelas ruas vestidos de roupas exóticas e máscaras.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri
Uma tradição de mais de cem anos continua presente na vida dos moradores do município de Jardim, no extremo sul do Ceará. Quando chega a Semana Santa, há 122 anos, é realizada a festa dos “karetas”. Homens de todas as idades aparecem vestidos de roupas exóticas e máscaras e fazem passeatas pelas ruas da cidade.
O artista plástico Luiz Lemos é o organizador da festa e trabalha para que a modernização não acabe com a tradição que vem desde o século 19. “O sangue da tradição corre nas veias do jardinense. A cada ano que passa a gente percebe que isso vem sendo enraizado. São mais de 20 comunidades que ainda cultuam essa tradição”, afirma. Na sede do município, foi fundada a Associação Cultural dos Karetas de Jardim.
Outro atrativo da festa é o judas. Este ano, o boneco representa um profeta sonhador que acompanha os brincantes nas passeatas até ser malhado na tarde do domingo de Páscoa (8). As primeiras manifestações de “karetas” começaram em Jardim com agricultores que andavam pelos sítios mascarados e chocalhos, pedindo donativos para fazer uma festa pelo fim da colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário