MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de abril de 2012

Fiéis carregam cruz de 1 tonelada durante Procissão do Cruzeiro


Cerca de 50 homens carregam uma cruz que pesa 1 tonelada.
Percurso realizado pelos fiéis com a cruz nas costas é de 1 quilômetro.

Do G1 Sul de Minas

Os fiéis da zona rural de Coqueiral (MG) participaram da Procissão do Cruzeiro neste sábado (7). Cerca de 50 homens se uniram para carregar uma cruz de uma tonelada pelo percurso de um quilômetro. O sacrifício simboliza o sofrimento de Jesus no caminho da crucificação. A cruz mede 10 metros de altura e é confeccionada por membros da comunidade religiosa.
A penitência religiosa recebe pessoas de várias cidades da região. Antes da caminhada, eles participam de uma carreata durante 30 minutos. A procissão sai da comunidade da Fazenda Rainha da Lavoura. Com dificuldade, os homens colocam a cruz nas costas e sobem rumo à Pedra do Belém. No caminho eles passam por muitos obstáculos.
Segundo o padre da comunidade, Francisco Ramos de Souza, a tradição foi crescendo e tem um significado especial. “Em todo sábado da ressureição realizamos o ato de erguer a cruz que lembra o sofrimento de Cristo, porque da mesma forma que ele venceu o calvário, ele concede força para que nós carreguemos nossas cruzes”, disse. Na chegada da procissão, os fiéis levantam o cruzeiro com cordas e colocam pedras na base. Após o fim do ritual, os participantes assistem uma missa.
O ato religioso estava previsto para se encerrar neste ano porque completa a 12ª edição e 12 é o número dos discípulos de Jesus. Mas, segundo os responsáveis pela organização, a tradição vai continuar em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário