MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Governo de MT recorre ao fumacê para combater mosquito da dengue


Fumacê deve começar a ser aplicado a partir do dia 14 de maio.
Uso de inseticida deve complementar limpeza dos focos na cidade.

Do G1 MT

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso deu início a uma série de ações estratégicas de combate à dengue, que incluem desde a capacitação de agentes de saúde para a identificação dos focos da doença à aplicação do veneno específico, conhecido como fumacê, em várias regiões do estado. As ações também preveem a utilização do recurso de telemarketing com o objetivo de fornecer orientações à população sobre a prevenção e controle da dengue em seus diversos estágios.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Lira, as ações vão ocorrer simultaneamente em várias regiões do estado com intensificação para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e para aqueles cujos dados epidemiológicos apontarem necessidade.
Para as ações do fumacê, que será aplicado a partir do dia 14 de maio, a Vigilância em Saúde do estado traçou um cronograma de ações que devem ter início com o monitoramento e avaliação de dados epidemiológicos e ambiental dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
Oberdan Lira reiterou ainda que a decisão pela escolha do fumacê como medida complementar de combate à dengue foi tomada devido ao estágio atual de infestação de dengue, que apesar de ser considerada epidemia, se encontra sob controle. “O atual período de redução no volume de chuvas e o nível de conscientização da população levaram a esta tomada de decisão, pois os efeitos positivos da utilização deste inseticida têm relação direta com as condições de limpeza da cidade e com a eliminação dos focos de criação do mosquito” ,afirmou.
CapacitaçãoNa primeira semana de maio, três técnicos do Ministério da Saúde realizarão, juntamente com a Secretaria de Saúde do estado, o monitoramento da doença e o acompanhamento dos casos. Como parte da ação de combate à dengue, mais cinco maquinários foram cedidos pelo governo de Mato Grosso do Sul para a aplicação do inseticida nos municípios de Mato Grosso.
Também está prevista a eliminação ou tratamento focal dos potenciais criadouros existentes nas localidades selecionadas, antes da aplicação de inseticida. Segundo a Secretaria de Saúde, será elaborado um Plano de Ação de Controle Vetorial pela Técnica de Ultra Baixo Volume Acoplado a Veiculo (fumacê), como também a capacitação de motoristas e agentes de saúde para aplicação do fumacê.
Um balanço da Secretaria de Saúde do estado, divulgado na primeira semana de abril, apontou que de 1º de janeiro a 4 de abril foram registrados 11.531 casos da doença.
ParceriasOutras parcerias foram firmadas na condução de ações técnicas de combate ao vetor. Dentre elas está o Exército, que deve atuar na fiscalização e orientação da população dos bairros de Cuiabá.
A Defesa Civil estadual e municipal deverão atuar na elaboração de mapas de risco municipais e a Secretaria de Estado de Cidades deve disponibilizar maquinário e materiais educativos para combate ao vetor nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
Já o Ministério Público Estadual deve atuar no apoio às equipes municipais para notificar os donos de imóveis fechados e moradores que não recebem o agente. Também está prevista a realização de audiências públicas para discussão do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário