MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de abril de 2012

Grandiosidade da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém emociona público


Peça, em cartaz no Agreste de Pernambuco, atrai gente de todo o país.
Espetáculo fica em cartaz até o dia 7 de abril, no distrito de Fazenda Nova.

Luna Markman Do G1 PE

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (Foto: Luna Markman/G1 PE)Público registra em celulares as cenas
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Vale a pena encarar horas de viagem para assitir a uma peça teatral? Depende de qual, você responderia. Pois bem, neste sábado (31), muita gente pegou a estrada rumo a Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, para ver o maior espetáculo ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A 45ª temporada, que segue até o dia 7 de abril, deve atrair um público médio de 15 mil pessoas, por noite.
Assim que os portões da cidade-teatro, construída no distrito de Fazenda Nova, foram abertos, às 16h, o público começou a explorar o espaço. A chegada agora é pela Via dos Profetas, um novo caminho pavimentado, ladeado por legionários romanos e homens da Galiléia. O casal Lúcia e Jota Cavalcante vieram do Ceará para ver a encenação. "A gente viajou sexta de noite. Hoje de manhã, fomos à Feira de Caruaru e, depois, viemos para cá com uma expectativa grande, pois já ouvi falar muito daqui", disse Lúcia.
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (Foto: Luna Markman/G1 PE)Público chegando ao teatro ao ar livre
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Fazenda Nova fica cerca de 180 Km do Recife. Uma distância considerada pequena em comparação ao tamanho da vontade de conhecer a peça da paulista Telma Takesako. Quando morava no Japão, há aproximadamente 20 anos, viu uma matéria sobre a Paixão de Cristo em uma emissora local. Há dois anos e meio, ela mora em Candeias, na Região Metropolitana do Recife. "Só de entrar aqui eu fico arrepiada. Isso aqui é um sonho que eu estou realizando", contou.
Os paraenses Washington Moreira, Gracimeire Rocha e Yanka Mesquita também deixaram o estado natal para viver em Pernambuco. Há dois anos, estão no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. "Lá em Belém, o maior 'espetáculo' religioso é o Círio [de Nazaré], mas é bem diferente. Já tinha ouvido falar daqui há algum tempo e queria muito conhecer. A cena que mais espero ver é a ressureição de Cristo", falou.

José Barbosa interpreta Jesus (Foto: Luna Markman/G1 PE)José Barbosa interpreta Jesus
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Este ano, José Barbosa está no papel de Jesus. Há dez anos, o personagem não era interpretado por um ator pernambucano. O último foi Marcelo Valente. O principal elenco é formado ainda por Larissa Maciel (Maria), Caco Ciocler (Judas), Mouhammed Harfouch (Herodes), Ellen Rocche (Herodíades), Ricardo Neves (Pilatos ) e Wilma Gomes (Madalena). Minutos antes de entrar em cena, Wilma falou com o G1. "A expectativa é tensa, pois todo dia a gente tem que mostrar o mesmo espetáculo com o memso sentimento, a mesma verdade, mostrar para essas pessoas como o espetáculo é lindo", comentou.
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma montagem sobre os últimos momentos vividos por Jesus. A história é contata por 550 atores e figurantes em nove palcos, com cenários grandiosos, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém e o Cenáculo. A cidade cenográfica tenta recriar a Judéia dos tempos de Cristo, ocupando uma área de 100 mil metros quadrados. O idealizador do teatro foi Plínio Pacheco, que já na década de 60 realizava nas ruas de Fazenda Nova encenações do "Drama do Calvário". Ele morreu em 2002.
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (Foto: Luna Markman/G1 PE)Espetáculo é repleto de efeitos especiais
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Este ano, a dramaturgia contou com inovações no sistema de som e de luz, além da renovação geral do figurino, que conta com mais de 800 peças. Também foram incrementadas cenas com novos efeitos visuais, como a levitação dos demônios e a  queda de uma árvore durante a crucificação de Jesus Critos. "Estou gostando muito do espetáculo, sempre gosto. Mas, é claro, que a gente sempre quer mexer alguma coisa aqui, outra ali. A perfeição é uma utopia", brincou Carlos Reis, que dirige a dramaturgia ao lado de Lúcio Lombardi.

Mas para as irmãs sergipanas Rita, Maria Lúcia e Raíssa Santos não houve defeitos. "Essa é a primeira vez que assisto e foi tudo lindo. Os cenários, os artistas, a multidão que valoriza o espetáculo", pontuou Rita. Elas viajaram no esquema "bate e volta". Saíram às 5h30 de Sergipe, pegaram nove horas de rodovia e voltaram ao fim do evento. Cansaço? "Que nada. Foi tudo muito emocionante. Vou querer vir mais vezes", ratificou Maria Lúcia.
Como chegar
Quem sai do Recife de carro ou de ônibus tem duas opções: a BR-232 e a PE-90. Para quem vem de outros estados, há as BRs 316, 116, 304, 101, 235, 110 e 104. Os ingressos estão à venda no estande da Paixão de Cristo, localizado no 1° andar do Shopping Center Recife, próximo aos cinemas. Nas bilheterias da cidade-teatro e no escritório de Nova Jerusaláem, pelo telefone (81) 3732.1129, além da venda online. O preço varia de R$ 30 a 90, dependendo do dia. Os portões abrem ao público às 16h. O espetáculo começa às 18h e dura, aproximadamente, duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário